- Finance News - https://financenews.com.br -

4 maneiras de economizar nos “gastos invisíveis”

 

 

Todos sabem de cor qual é o valor gasto mensalmente com as grandes despesas da rotina, como aluguel, financiamentos, supermercado, entre outras. Mas, existem pequenas despesas que acabam ficando quase “invisíveis” na hora em que pagamos e que, ao final do mês, podem significar uma grande quantia. Se você já percebeu que está gastando mais do que realmente deveria, pode ser hora de rever alguns destes possíveis gastos. Veja nossas dicas para economizar.

Cuidado com os testes grátis

O nosso dia-a-dia está recheado de serviços, softwares, aplicativos para celular e outros produtos que podem ter os famosos testes grátis. Até aí tudo bem, pois é essencial conhecer o serviço antes de realizar uma assinatura. No entanto, a grande maioria das empresas não avisa aos usuários quando o período de testes está para terminar para que eles possam decidir se continuarão ou não. É você que tem que ficar atento ao período combinado e não se esquecer de cancelar o serviço antes que o tempo de experiência acabe.

Por isso, quando você começar a realizar um teste grátis de algum serviço, anote em algum lugar bem visível para que você não se esqueça o dia de cancelar (ou, quem sabe, manter) sua assinatura. Para os que consomem muitos produtos virtuais, mas são bem esquecidos, isso pode representar uma economia enorme.

Taxas bancárias

Os bancos ditos tradicionais ainda fazem algumas cobranças de taxas muito obscuras, que raramente são explicadas aos clientes. Hoje em dia, a maneira mais fácil de fugir disso é buscando algum dos vários bancos digitais que estão surgindo, pois eles conseguem operar com custos menores devido à ausência de agências físicas.

Mas, se você não abre mão da sua agência, lembre-se de sempre ficar atento aos extratos e entrar em contato com o banco no caso de qualquer gasto não reconhecido. Geralmente, o cancelamento de algum serviço que está sendo cobrado pode ser feito rapidamente.

Serviços digitais por assinatura

Além do problema com os testes grátis, os serviços digitais por assinatura podem se tornar um gasto gigantesco no orçamento mensal [1]. Novas plataformas de streaming de música e de vídeo estão surgindo constantemente. Quem quiser contar com os maiores serviços atualmente, já pagará mais do que um plano completo de TV a cabo. Por isso, sempre analise quais serviços você realmente utiliza e quais você assinou no impulso para assistir a um único filme. Uma boa maneira de entender isso é entrando em sites como o LateNightStreaming, que reúne os conteúdos das principais plataformas [2] e mostra quais produções estão disponíveis em quais sites. Assim, você descobrirá quais assinaturas deve priorizar de acordo com seu gosto.

Multas por atraso

As multas por atraso no pagamento de boletos representam mais gastos desnecessários que podem comprometer nosso orçamento. Se você faz parte do grupo dos esquecidos, a dica é utilizar um aplicativo para ajudar a controlar o fluxo financeiro [3]. Alguns deles são voltados exclusivamente ao gerenciamento de datas de vencimento e te avisam sempre que uma conta estiver próxima da data limite para pagamento.