- Finance News - https://financenews.com.br -

Safra: destaque da Vale no 1T21 deve ser preço do minério

Produção da Vale (Foto: reprodução)

 

Publicado às 14h27

 

Analistas do banco Safra divulgaram um relatório após a Vale (VALE3) reportar os dados de produção e vendas na véspera.

O Safra afirma que a produção da mineradora no 1º trimestre de 2021 ficou apenas 3% abaixo de sua previsão e a companhia manteve sua projeção de 315 a 335 Mt (milhões de toneladas) para o ano. Atualmente o banco espera 320 Mt para 2021. A capacidade de produção encerrou o trimestre em 327 Mt, contra 322 Mt no 4T20.

“Mantemos nosso rating de compra e postura positiva em relação à VALE3, pois esperamos que a empresa continue a se beneficiar de preços favoráveis, que devem suportar uma boa geração de caixa, abrindo espaço para bons pagamentos de dividendos”, afirmaram os analistas no relatório.

No entanto, o preço-alvo do banco para a ação da mineradora é de R$ 98. Às 14h desta terça-feira, 20, a ação VALE3 era cotada em R$ 105. 

Também foi destacado como positivo a assinatura do acordo com as autoridades sobre as reparações econômicas e ambientais decorrentes do rompimento da barragem de rejeitos em Brumadinho. A análise é que o acordo elimina a exposição da empresa a potencialmente inúmeras decisões judiciais e a um processo legal demorado.

Vantagens

O time de analistas do Safra destaca como vantagem competitiva para a Vale a alta qualidade de seu minério de ferro. O produto não necessita de um processo de purificação, por isso que os custos de produção são um dos mais baixos da setor. 

Também avalia que o mix de estoques ‘offshore’ é uma estratégia importante dada a distância dos principais clientes na China.

Riscos

Entre os riscos a que Vale está exposta, o Safra cita a desaceleração do mercado chinês; aumento da volatilidade dos preços das commodities; flutuações cambiais; e “possível, mas improvável, intervenção do governo”.

Divulgação dos resultados

A Vale vai divulgar os resultados do primeiro trimestre de 2021 em 26 de abril, depois do fechamento do mercado.

 

Importante:

O Finance News não faz recomendação de compra ou venda de ativos. O texto acima tem por objetivo informar. O preço-alvo é uma projeção baseada em uma metodologia e varia dependendo da instituição financeira. Procure profissionais especializados e certificados para tomar qualquer decisão sobre investimentos.

Whatsapp: 

Para receber notícias entre no grupo pelo link:

https://chat.whatsapp.com/E6hmt7el1f8BVfwVWP10Zs [1]

Telegram

Para notícias entre nesse grupo: https://t.me/joinchat/AAAAAFdKtmVSmTmfF68jIA [2]

Para análise gráfica entre nesse grupo: https://t.me/joinchat/AAAAAFk1BILf5KNH9DlQ3A [3]