Plataforma blockchain da JBS inicia operação

27 de abril de 2021 Por Redação

 

Publicado às 21h42

 

A JBS (JBSS3) informou nesta terça-feira, 27 de abril, que começou, este mês, o cadastro de produtores na Plataforma Pecuária Transparente. A ferramenta, com tecnologia blockchain, tornará possível estender o monitoramento socioambiental aos fornecedores dos fornecedores de gado para a indústria.

Segundo a empresa, esta etapa é fundamental para implantação do projeto que permitirá avanços inéditos no monitoramento da cadeia produtiva de bovinos no Bioma Amazônia.

Ao aderir à plataforma, o produtor que negocia animais diretamente com a JBS vai informar a lista de seus fornecedores de animais. Essas informações serão enviadas eletronicamente para validação da Agri Trace Rastreabilidade Animal, sistema da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Uma vez autorizada pelo produtor, a CNA verifica se a lista de fornecedores está completa.

Empresas credenciadas na plataforma, como a Agrotools, processarão a análise de conformidade socioambiental com base nos mesmos critérios utilizados atualmente pela JBS, em acordo firmado com o Ministério Público Federal (MPF), para verificar a existência de: desmatamento, respeitando o Código Florestal Brasileiro; invasão de terras indígenas ou unidades de conservação ambiental; trabalho análogo à escravidão; e uso de áreas embargadas pelo Ibama.

O resultado dessas análises será enviado diretamente ao fornecedor da JBS, que, pela primeira vez, terá uma visão da conformidade socioambiental de toda sua cadeia de fornecimento.

“Em nenhum momento a JBS terá acesso a informações sensíveis, tendo acesso apenas ao resultado da análise socioambiental. Graças à tecnologia blockchain, será possível manter o compromisso com a confidencialidade das informações de terceiros”, explicou a empresa.

Como parte fundamental do projeto, está sendo desenvolvida uma estratégia de engajamento com a cadeia para acelerar a construção do cadastro positivo de produtores em conformidade com as normas socioambientais. Todos os fornecedores de bovinos da JBS deverão aderir ao programa até o fim de 2025.

 

Whatsapp: 

Para receber notícias entre no grupo pelo link:

https://chat.whatsapp.com/ChPoNnvgiaG7iYerdaUELW

Telegram

Para notícias entre nesse grupo: https://t.me/joinchat/AAAAAFdKtmVSmTmfF68jIA

Para análise gráfica entre nesse grupo: https://t.me/joinchat/AAAAAFk1BILf5KNH9DlQ3A