- Finance News - https://financenews.com.br -

Dois conselheiros do Banco do Brasil renunciam 

 

Publicado às 20h24

Atualizado às 21h59 com informação sobre nomeação do novo CEO

 

O Banco do Brasil (BBAS3) informou após o pregão desta quinta, 1°, a renúncia de Hélio Lima Magalhães, com efeitos partir de 2 de abril, e de José Guimarães Monforte, com efeitos a partir desta data, ao cargo de conselheiros de administração. 

Esses conselheiros fizeram críticas à proposta de trocar o CEO Andre Brandão por Fausto Ribeiro.

Fausto foi indicado pela União para substituir André Brandão. 

A indicação do novo presidente do BB foi já aprovada pelo Comitê de Pessoas, Remuneração e Elegibilidade (Corem). 

Brandão renunciou ao cargo após atritos com o presidente Jair Bolsonaro, que demonstrou insatisfação com o anúncio do banco estatal de fazer uma reorganização administrativa com redução de agências. 

Nomeado novo CEO

Em outro comunicado o Banco do Brasil informou que Fausto Ribeiro foi nomeado nesta quinta, 1°, por Bolsonaro para ocupar o cargo de presidente do Banco do Brasil. 

Fausto, de 53 anos, é graduado em Administração de Empresas pela Faculdade Católica de Brasília e em Direito pela Universidade CEUB – DF. Possui especialização em Finanças Internacionais e MBA Executivo em Finanças, ambos pelo IBMEC, além de especialização em Economia pelo Programa Minerva na George Washington University. É funcionário do Banco do Brasil desde 1988. Ocupava o cargo de Diretor Presidente na BB Consórcios desde setembro/2020.

Antes, foi Gerente Executivo da Diretoria de Contadoria em 2019 e da Unidade de Canais, de 2016 a 2019. Exerceu ainda a função de Diretor Geral da unidade do Banco do Brasil na Espanha entre 2013 e 2016 e representou o BB no Comitê de Transição junto à Diretoria do Banco Patagônia, em Buenos Aires (Argentina) em 2010.

Entre 2000 e 2010 foi Gerente Executivo na Diretoria de Controles Internos, quando coordenou o Projeto de Adequação do Banco às exigências da Legislação Americana Sarbanes-Oxley, entre os anos de 2008 e 2010. 

 

Whatsapp: 

Para receber notícias entre no grupo pelo link: 

https://chat.whatsapp.com/IhrUchdwZfv0XUWXinybIS [1]

Telegram

Para notícias entre nesse grupo: https://t.me/joinchat/AAAAAFdKtmVSmTmfF68jIA [2]

Para análise gráfica entre nesse grupo: https://t.me/joinchat/AAAAAFk1BILf5KNH9DlQ3A [3]