A avaliação do BTG Pactual para as ações da Braskem

19 de abril de 2021 Por Redação

 

Publicado às 14h36 

 

O BTG classifica a Braskem (BRKM5) como “compra” com preço preço-alvo em 63. Para o time de analistas do banco alguns dados que mostram que o risco-retorno permanece atraente, apesar da alta de 120% no acumulado deste ano.

“Sem grande expansão de capacidade a caminho e menos ruído político, o desconto de 43% da BRKM para pares globais não é merecido. Negociando a um valuation barato de 3,5x em 2021 e 4,5x EBITDA de 2022 (assumindo spreads 16% mais baixos, em média, em comparação com 2021E) e 18% abaixo da média histórica, vemos a BRKM5 como uma tese de valor”, explicam em relatório, destacando que os spreads subiram mais rápido do que o esperado, e soluções para o evento geológico em Alagoas e para a sua controlada Braskem Idesa, no

México, parecem mais próximas. 

O mercado repercute atualmente informações de que o fundo soberano dos Emirados Árabes Unidos, Mubadala, conversa com a Novonor (novo nome da Odebrecht) sobre uma possível aquisição de sua fatia de 50,1% na Braskem. 

Para o BTG, o momento da venda da participação da Braskem também não poderia ser melhor.

“Junto com uma alavancagem muito menor, isso deixa muito valor a ser capturado pelos acionistas em relação ao ano passado, quando a dívida líquida era de dois terços do EV”, afirmam os analistas. O EV (Enterprise Value) é o valor da firma. Esse indicador leva em conta a cotação das ações de uma empresa, juntamente com seus ativos e passivos, para definir quanto a companhia realmente vale.

Riscos

Para quem pretende investir na ação, é importante entender os riscos. O BTG Pactual destaca que os principais riscos da Braskem residem na moeda brasileira (pela natureza dolarizada de suas receitas e na moeda local de seus custos) e nos spreads entre produtos químicos e nafta / etano nos mercados internacionais.

A alta alavancagem da companhia também a torna mais exposta a esses fatores do que o produtor petroquímico normal. Também é importante levar em conta que a Braskem atualmente se beneficia de tarifas de importação impostas pelos países do Mercosul e outras vantagens fiscais que, se retiradas ou ajustadas, podem reduzir a lucratividade da empresa.

 

Importante:

O Finance News não faz recomendação de compra ou venda de ativos. O texto acima tem por objetivo informar. O preço-alvo é uma projeção baseada em uma metodologia e varia dependendo da instituição financeira. Procure profissionais especializados e certificados para tomar qualquer decisão sobre investimentos.

Whatsapp: 

Para receber notícias entre no grupo pelo link:

https://chat.whatsapp.com/E6hmt7el1f8BVfwVWP10Zs

Telegram

Para notícias entre nesse grupo: https://t.me/joinchat/AAAAAFdKtmVSmTmfF68jIA

Para análise gráfica entre nesse grupo: https://t.me/joinchat/AAAAAFk1BILf5KNH9DlQ3A