- Finance News - https://financenews.com.br -

Eventos que podem impactar o mercado nesta semana

 

Publicado às 19h33

 

Eventos no radar do mercado nesta semana:

Juros no Brasil 

Na quarta-feira o Comitê de Política Monetária (Copom) divulga, às 18h30, a nova taxa Selic. Se depender da aposta majoritária dos analistas ligados ao mercado, a taxa básica de juros será elevada em 0,50 ponto percentual. 

A última decisão do Copom que elevou a Selic é de julho de 2015. Na ocasião, a taxa passou de 13,75% para 14,25% ao ano. Depois disso, entremeada com períodos de estabilidade, a taxa caiu até atingir a mínima histórica de 2% anuais em agosto de 2020. Esse patamar foi mantido nos últimos sete meses.

Juros nos EUA

Também na quarta-feira, às 15h, ocorre a reunião de política monetária do Federal Reserve (Banco Central dos EUA). O mercado espera que os juros sejam mantidos perto de zero.

A coletiva de imprensa após o anúncio será o ponto mais importante. Analistas acompanham as sinalizações da fala do presidente do BC americano, Jerome Powell. 

Recentemente o mercado tem apostado no aumento da inflação nos EUA, o que tem elevado os rendimentos dos títulos americanos e reduzido a atratividade da renda variável.

Novo horário da B3

A partir desta segunda-feira, 15, a B3 volta a operar no horário normal, encerrando o pregão regular às 17h (horário de Brasília).

O Ibovespa, portanto, abre às 10h com o fechamento às 17h. O novo horário também traz de volta o after market, com as negociações entre 17h30 e 18h.

Prévia do PIB

Na terça, 16, o Banco Central divulga o IBC-Br. Esse indicador é considerado a prévia do PIB. Será às 9h. O dado é referente a janeiro.

Na política

O presidente Jair Bolsonaro se reuniu neste domingo com Ludhmila Hajjar. A médica cardiologista e intensivista é uma das cotadas para assumir o Ministério da Saúde, informaram neste domingo vários sites. 

O nome de Ludhmila é abertamente defendido pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), que é uma das principais lideranças do Centrão.

Segundo o jornal O Globo, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, pediu ao presidente Bolsonaro para deixar a pasta, alegando problemas de saúde. Em nota oficial, o Ministério da Saúde informou que “o ministro Eduardo Pazuello segue à frente da pasta, com sua gestão empenhada nas ações de enfrentamento da pandemia no Brasil”.

Ainda na política, o presidente da Câmara, Arthur Lira, escreveu em sua página oficial no Twitter na semana passada, que espera que o parecer da reforma tributária seja apresentado nesta semana.

Dados da China 

Na China, às 23h deste domingo (hora de Brasília) vão ser divulgados vários dados da atividade econômica do país, como vendas no varejo e produção industrial. 

Notícias corporativas

(Clique nos links abaixo para ler os detalhes) 

Eletrobras: S&P reafirma ratings após nova iniciativa de privatização; perspectiva ‘estável’  [1]

Lucro líquido da Celesc salta 257,7% no 4T20 [2]

Trisul: entenda por que o Safra e o BTG recomendam compra [3]

BB leiloará imóveis com até 40% de desconto [4]

Maiores altas e maiores quedas do Ibovespa na semana [5]

Estudo de ações da Bolsa

Assista ao estudo do Ibovespa, Petr4, Vale3, Eqtl3, Sbsp3, Aeri3, Ngrd3, Bbas3, Brfs3, Embr3, Goll4, Azul4, Itub4, Usim5, Csna3, Ggbr4. Clique aqui para acessar o vídeo [6].

Companhias que divulgam balanço na semana

Veja as companhias da B3 que divulgam o resultado do 4T20 e de 2020 entre segunda, 15, e sexta, 19.

Segunda, 15

Eletrobras, Positivo, Direcional, Guararapes, Mitre, Metal Leve – após o pregão.

Terça, 16

Gafisa, Notre Dame Intermédica – após o pregão.

Quarta, 17

Copel, Yduqs, Vivara, SLC, Anima, Alliar, Rossi – após o pregão.

Quinta, 18

Gol – antes do pregão

Cyrela, Even, C&A, Hapvida, Soma, Valid, Light – após o pregão.

Sexta, 19

Embraer – antes do pregão.

 

 

Whatsapp: 

Para receber notícias entre no grupo pelo link:

https://chat.whatsapp.com/DqNfHb5FttDAiaKeAxgMYR [7]

Telegram

Para notícias entre nesse grupo: https://t.me/joinchat/AAAAAFdKtmVSmTmfF68jIA [8]

Para análise gráfica entre nesse grupo: https://t.me/joinchat/AAAAAFk1BILf5KNH9DlQ3A [9]