- Finance News - https://financenews.com.br -

Conheça as inovações que devem impactar o mercado da tecnologia no futuro

Foto de: ThisisEngineering RAEng (Unsplash.com)

 

 

Quem diria que há alguns anos teríamos celulares com telas dobráveis, assistentes de voz inteligentes, casas totalmente conectadas e internet 5G? A velocidade em que a tecnologia evolui nos dias de hoje é absurda.

Antes mesmo de a 5G ser efetivamente colocada em funcionamento no Brasil, especialistas ao redor do mundo já estão desenvolvendo as redes 6G e a internet Li-Fi, que transmitem dados por meio de uma lâmpada de LED.

Uma verdadeira corrida contra o tempo pela inovação e o desenvolvimento de novos produtos.

Internet 6G

As gigantes chinesas Xiaomi e Huawei anunciaram que realizam pesquisas sobre o tema há alguns anos. A estimativa é que ela esteja pronta até 2030. No final de 2020, a China lançou um satélite para iniciar testes de conexão.

A Apple segue o mesmo caminho. A intenção é levar a tecnologia 6G para os iPhones o quanto antes, visto que contratou engenheiros específicos para a área este ano. A Samsung também investe em estudos para uma internet mais rápida e está ainda mais otimista. Acredita que até 2028 estará comercializando smartphones com essa tecnologia.

Já a Motorola aposta em soluções para o uso da realidade virtual e aumentada, pensando na expansão de jogos, compras online e telemedicina.

A estimativa das gigantes do mundo Tech é a de que a velocidade da tecnologia 6G seja de 1 Terabit por segundo. Isso representa uma tecnologia até oito mil vezes mais rápida que a 5G, que no caso já é cerca de vinte vezes mais rápida que a 4G.

Internet Li-Fi promete velocidade pelo menos 100 vezes maior

Uma internet na velocidade da luz? É isso mesmo! A principal diferença entre o Li-Fi e o Wi-fi é basicamente o meio utilizado para transmitir dados. Enquanto o Wi-fi usa ondas de rádio, a tecnologia Li-Fi é responsável por transmitir informações através da luz, tornando-a consideravelmente mais rápida.

A princípio, a conexão Li-Fi é limitada ao alcance da luz da lâmpada de LED. Entretanto, imagine todas as luzes de uma casa com esse tipo de tecnologia? Pense em como as casas inteligentes poderão se comportar e evoluir através disso? Este pode ser um grande passo para a evolução da Internet das Coisas, em que todos os aparelhos da casa estarão conectados entre si [1].

Testes realizados na Estônia garantiram uma conexão de 1GB por segundo, ou seja, 100 vezes mais rápida do que o Wi-Fi costuma alcançar. Pesquisadores de Oxford, na Inglaterra, conseguiram alcançar picos de incríveis 224GB por segundo.

As gigantes LG, Samsung e Apple já estão de olho nesse tipo de tecnologia para, quem sabe no futuro, colocar em seus celulares.

Internet das coisas

A internet foi criada inicialmente para trocar informações entre computadores. Hoje em dia, ela é utilizada em praticamente tudo que é tecnológico. Com isso, surgiu o termo “Internet das Coisas”, já que as empresas criaram uma conexão com os objetos que fazem parte do nosso cotidiano [2], a fim de facilitar o nosso dia a dia.

Estamos falando de geladeiras, carros, drones, aparelhos de ar condicionado, aspiradores de pó e óculos, por exemplo. Todos conectados. As grandes empresas perceberam que este é o futuro e têm investido maciçamente na área.

Em janeiro de 2020, o presidente executivo da Xiaomi, famosa marca chinesa, disse que a empresa investiria mais de 7 bilhões de dólares em inteligência artificial pelos próximos cinco anos.

Fundada em 2010, a gigante chinesa teve um crescimento exponencial desde então. Começou como uma fabricante de celulares. Hoje está totalmente voltada para a “Internet das Coisas”. Produz de televisões a panelas de arroz com acesso à internet. É uma empresa que realmente aposta na diversificação.

A variedade de produtos é extensa e pode quase que equipar uma casa por completo. O portfólio possui desde lâmpadas inteligentes responsáveis por economizar em até 83% o consumo de luz; até aspiradores de pó independentes, controlados via aplicativo. Eles são o que chamamos de robô aspirador, capaz de reconhecer através de pelo menos 12 sensores, obstáculos presentes pelo caminho [3].

A Amazon é outra gigante que aposta nesse tipo de tecnologia. A empresa criada por Jeff Bezos investiu mais de US$18 bilhões em pesquisa e desenvolvimento de produtos nos últimos anos. O sucesso de vendas da assistente de voz Alexa no Brasil é um reflexo disso. Compatível com dispositivos de várias marcas, como lâmpadas e tomadas conectadas, a assistente virtual ajuda a conectar todos os aparelhos da casa tornando-a cada vez mais moderna.

Veja a seguir uma lista de tecnologias do futuro que estarão em nossas vidas nos próximos anos, segundo a pesquisa da Global Industry Vision:

  1. Vivência com robôs – Assistentes virtuais estilo Alexa serão cada vez mais comuns.
  2. Realidade Virtual ou Aumentada – Esse tipo de tecnologia será bastante utilizado em treinamentos e vendas.
  3. Buscas cada vez mais rápidas – Os objetos saberão de nossos hábitos e preferências. Portanto, não precisaremos pesquisar muito nos sites de busca. Os mecanismos irão apresentar a melhor opção, baseada em nossos gostos, em primeira mão. De uma forma ainda mais veloz do que faz hoje.
  4. Carros autônomos – Com a chegada da 5G em todo o mundo isso será cada vez mais possível. A expectativa é na redução significativa de engarrafamentos e acidentes.
  5. Supervisão – A utilização de drones para acessar todos os ângulos será cada vez mais comum. Vai ser bastante utilizado em fazendas.