- Finance News - https://financenews.com.br -

Os eventos que podem impactar a Bolsa nesta semana

 

Publicado às 19h52

 

Destaques corporativos

(clique nos links abaixo para ler os detalhes)

BTG inicia cobertura da PetroRio: veja a análise para a petroleira [1]

EDP reporta lucro líquido 40% maior no 4T20 [2]

B3 e Nyse aprovam listagem de ações e ADRs da Sendas [3]

B2W e Lojas Americanas estudam potencial combinação de seus negócios [4]

Estudo de ações da B3

Assista ao estudo do Ibovespa, Petr4, Vale3, Btow3, Lame4, Embr3, Csna3, Ggbr4, Goau4, Usim5, Hype3, Aeri3, Cash3, Ngrd3, Lwsa3 e Tots3. Clique aqui [5] para acessar o vídeo.

Eventos no radar do mercado:

Petrobras e o novo comando 

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) analisa abrir um processo administrativo para apurar se as informações sobre a mudança no comando da Petrobras foram divulgadas de forma correta. A notícia é do O Globo. Na sexta, Joaquim Silva e Luna foi indicado para a presidência da estatal (leia mais aqui). [6]  

De acordo com o jornal, o processo terá como base a Instrução 358, segundo a qual qualquer declaração que possa interferir no valor das ações de uma empresa deve ser divulgada ao mercado. A divulgação ocorreu depois de uma nota do governo nas redes sociais.

Ainda segundo a publicação, a gestora Aberdeen Standard, que detém 67,3 milhões de ações da Petrobras, enviou carta ao presidente do Conselho de Administração da petroleira alertando que qualquer mudança no corpo de executivos da empresa “sem o devido e rigoroso processo serão tomadas como negativas”. Além disso, segundo o jornal, a gestora destacou que a medida pode colocar em risco “os esforços de reconstrução da credibilidade” não só da empresa como de “ativos brasileiros de maneira mais ampla”.

Elétricas em destaque

No sábado, o presidente Jair Bolsonaro afirmou que vai “meter o dedo na energia elétrica” e prometeu mais mudanças nesta semana, depois de ter anunciado a troca da presidência da Petrobras. Bolsonaro não entrou em detalhes que medidas podem ser tomadas, mas a fala leva analistas do mercado e investidores a monitorar com atenção os papéis da Eletrobras (ELET3, ELET6) e de outras companhias do setor.

Banco do Brasil é a bola da vez?

Também no sábado, Bolsonaro afirmou: “se a imprensa está preocupada com a decisão de ontem, semana que vem terá mais”, se referindo a troca na Petrobras.

A afirmação levou a uma onda de rumores sobre possíveis mudanças nos nomes de outros diretores de estatais e também de integrantes da equipe econômica. O foco mais forte recai agora sobre o Banco do Brasil (BBAS3). Semanas atrás, Bolsonaro se irritou com o presidente do BB, André Brandão, devido à medidas para reduzir agências e cortar funcionários. 

Sinais vindos de NY

Analistas de mercado avaliam que a volatilidade será acentuada no Ibovespa nesta segunda-feira, 22. 

Para se ter uma ideia, depois da indicação do general Joaquim Silva e Luna para a presidência da Petrobras, o EWZ (ETF brasileiro negociado nos EUA e que replica o índice MSCI Brazil) caiu 3,64% no after market. 

Os ADRs (American Depositary Receipts – recibos de ações negociados em NY) da Petrobras fecharam com desvalorização de 9,55% na noite de sexta. 

Juntos, os papéis PETR3 e PETR4 têm peso de quase 10% na carteira teórica do Ibovespa.

Auxílio emergencial

Embora o setor corporativo concentre boa parte das atenções do mercado neste começo de semana, a política fiscal também é destaque. No fim de semana, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), afirmou que a nova rodada de auxílio emergencial sempre foi considerada pelo governo federal e que o formato do novo benefício deve ser apresentado no início de março. O pagamento deve ser feito de março a junho.

Discurso do chefe do BC americano

Na terça, 23, às 12h o chefe do Federal Reserve (o Banco Central dos EUA), Jerome Powell, discursa. A fala pode trazer sinalizações sobre como está a retomada da economia e o rumo dos juros no país. A alta dos rendimentos dos títulos americanos tem chamado a atenção nos EUA, o que tira um pouco a atratividade das Bolsas por lá.

Prévia da inflação

Na quarta, às 9h, o IBGE divulga o IPCA-15, considerado a prévia da inflação. A inflação oficial é um dos dados que o Banco Central avalia para sua política de juros. É cada vez maior o número de analistas que passam a ver alta dos juros na próxima reunião do Copom, nos dias 16 e 17 de março.

Prévia do PIB EUA

Na quinta, 25, às 10h30, será divulga a prévia do PIB dos EUA.

Itaúsa, Vale, Petrobras, Ambev: as companhias que divulgam balanço 

A agenda de resultados do 4T20 ganha força nesta última semana de fevereiro. Veja as companhias que divulgam balanço:

22, segunda

Itausa, CSN, ISA CTEEP (Transmissão Paulista) – após o fechamento.

23, terça

Banestes – Antes da abertura

Grupo Pão de Açúcar, Smiles, Telefônica Brasil – após o fechamento.

24, quarta

WEG, Gerdau e Metalúrgica Gerdau – antes do pregão

AES Tietê, Petrobras, Rede Dor, SulAmérica, Ultrapar – após o fechamento.

25, quinta

Ambev, Marcopolo – antes do pregão.

Banco BMG, BRF, Burger King, Fleury, Localiza, Minerva, Vale – Após o fechamento do mercado.

26, sexta

Hypera – após o pregão.

 

 

 

Whatsapp: 

Para receber notícias entre no grupo pelo link:

https://chat.whatsapp.com/I0mTuRQow33BGqHd6tTStm [7]

Telegram

Para notícias entre nesse grupo: https://t.me/joinchat/AAAAAFdKtmVSmTmfF68jIA [8]

Para análise gráfica entre nesse grupo: https://t.me/joinchat/AAAAAFk1BILf5KNH9DlQ3A [9]