Itaúsa e CSN divulgam resultado hoje, Petrobras e outras estatais no radar: leia os destaques

22 de fevereiro de 2021 Por Redação

 

Atualizado às 7h55

 

Bolsas e petróleo (7h52min)

China (Shanghai Comp.): -1,45% (pregão encerrado)

Japão (Nikkei 225): +0,46% (pregão encerrado)

Alemanha (DAX): -0,62%

Londres (FTSE 100): -0,59%

Petróleo Brent: +0,58% (US$ 62,50). O brent é referência para a Petrobras.

Petróleo WTI: +0,51% (US$ 59,56).

Futuros de ações em Nova York 

Às 7h47 em Wall Street, o Dow Jones futuro operava em queda de 0,58% e o S&P 500 futuro com desvalorização de 0,74%. Nasdaq futuro caía 1,23%.

Minério de ferro na China

O contrato futuro mais líquido do minério de ferro negociado na bolsa de Dalian, na China, teve alta de 1,74%, cotado em 1139 iuanes por tonelada (176,15 dólares/tonelada). A cotação em Dalian pode impactar os papéis da brasileira Vale (VALE3). Esse dado foi obtido no link: http://www.dce.com.cn/DCE/Products/Industrial/Iron%20Ore/index.html

Destaques corporativos

(clique nos links abaixo para ler os detalhes)

BTG inicia cobertura da PetroRio: veja a análise para a petroleira

EDP reporta lucro líquido 40% maior no 4T20

B3 e Nyse aprovam listagem de ações e ADRs da Sendas

B2W e Lojas Americanas estudam potencial combinação de seus negócios

Estudo de ações da B3

Assista ao estudo do Ibovespa, Petr4, Vale3, Btow3, Lame4, Embr3, Csna3, Ggbr4, Goau4, Usim5, Hype3, Aeri3, Cash3, Ngrd3, Lwsa3 e Tots3. Clique aqui para acessar o vídeo.

Enauta informa retorno da produção do Campo de Atlanta 

A Enauta Participações (ENAT3) informou nesta segunda, 22, o retorno da produção do Campo de Atlanta. 

Conforme fato relevante divulgado em 27 de janeiro de 2021, a companhia decidiu realizar a troca definitiva dos tubos de um dos aquecedores do poço 7-ATL-4HB-RJS. Com a conclusão dessa atividade, o poço foi reiniciado atingindo a produção prevista de 10,4 mil barris de óleo por dia. O cronograma de retorno dos demais poços permanece inalterado: o poço 7-ATL-3H-RJS está previsto para retornar ainda no primeiro trimestre de 2021 com produção inicial esperada em torno de 10,0 mil barris de óleo por dia. O poço 7-ATL-2HP-RJS está previsto para retornar em meados deste ano. 

A Enauta Energia, subsidiária integral da companhia, é operadora do Campo de Atlanta com 100% de participação. Autorizada pelo Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), a transferência dos 50% anteriormente detidos pela Barra Energia está sujeita à aprovação da ANP.

Sinais vindos de NY

Analistas de mercado avaliam que a volatilidade será acentuada no Ibovespa nesta segunda-feira, 22.

Para se ter uma ideia, depois da indicação do general Joaquim Silva e Luna para a presidência da Petrobras, o EWZ (ETF brasileiro negociado nos EUA e que replica o índice MSCI Brazil) caiu 3,64% no after market. Nesta segunda, registrava queda de mais de 5% no pré-market da Bolsa de NY.

Os ADRs (American Depositary Receipts – recibos de ações negociados em NY) da Petrobras fecharam com desvalorização de 9,55% na noite de sexta. Nesta segunda, 22, a queda era de 12,6%.

Juntos, os papéis PETR3 e PETR4 têm peso de quase 10% na carteira teórica do Ibovespa.

Petrobras no radar

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) analisa abrir um processo administrativo para apurar se as informações sobre a mudança no comando da Petrobras foram divulgadas de forma correta. A notícia é do O Globo. Na sexta, Joaquim Silva e Luna foi indicado para a presidência da estatal (leia mais aqui).

De acordo com o jornal, o processo terá como base a Instrução 358, segundo a qual qualquer declaração que possa interferir no valor das ações de uma empresa deve ser divulgada ao mercado. A divulgação ocorreu depois de uma nota do governo nas redes sociais.

Ainda segundo a publicação, a gestora Aberdeen Standard, que detém 67,3 milhões de ações da Petrobras, enviou carta ao presidente do Conselho de Administração da petroleira alertando que qualquer mudança no corpo de executivos da empresa “sem o devido e rigoroso processo serão tomadas como negativas”. Além disso, segundo o jornal, a gestora destacou que a medida pode colocar em risco “os esforços de reconstrução da credibilidade” não só da empresa como de “ativos brasileiros de maneira mais ampla”.

Elétricas em destaque

No sábado, o presidente Jair Bolsonaro afirmou que vai “meter o dedo na energia elétrica” e prometeu mais mudanças nesta semana, depois de ter anunciado a troca da presidência da Petrobras. Bolsonaro não entrou em detalhes que medidas podem ser tomadas, mas a fala leva analistas do mercado e investidores a monitorar com atenção os papéis da Eletrobras (ELET3, ELET6) e de outras companhias do setor.

Banco do Brasil é a bola da vez?

Também no sábado, Bolsonaro afirmou: “se a imprensa está preocupada com a decisão de ontem, semana que vem terá mais”, se referindo a troca na Petrobras.

A afirmação levou a uma onda de rumores sobre possíveis mudanças nos nomes de outros diretores de estatais e também de integrantes da equipe econômica. O foco mais forte recai agora sobre o Banco do Brasil (BBAS3). Semanas atrás, Bolsonaro se irritou com o presidente do BB, André Brandão, devido à medidas para reduzir agências e cortar funcionários.

Itaúsa, CSN e Transmissão Paulista divulgam balanço

A agenda de resultados do 4T20 ganha força nesta última semana de fevereiro. Nesta segunda, 22, a Itaúsa, a CSN e a ISA CTEEP (Transmissão Paulista) apresentam o resultado trimestral após o fechamento do mercado.

 

 

Atenção usuários do whatsapp do Finance News

– bloqueie quem está usando a imagem do grupo Finance News para puxar conversa 

– o Finance News não pede código enviado via SMS

– o Finance News não pede senha alguma. Bloqueie quem pede

– não passe código de SMS solicitado por usuário. Isso pode levar sua conta de whatsapp a ser clonada. 

– o Finance News não pede doações de qualquer tipo

– o Finance News não solicita seus dados pessoais

– na dúvida entre em contato com a gente

Whatsapp: 

Para receber notícias entre no grupo pelo link:

https://chat.whatsapp.com/I0mTuRQow33BGqHd6tTStm

Telegram

Para notícias entre nesse grupo: https://t.me/joinchat/AAAAAFdKtmVSmTmfF68jIA

Para análise gráfica entre nesse grupo: https://t.me/joinchat/AAAAAFk1BILf5KNH9DlQ3A