- Finance News - https://financenews.com.br -

Como criar e organizar objetivos financeiros de curto e médio prazo

Como criar e organizar objetivos financeiros de curto e médio prazo 

 

Viajar pelo Brasil e pelo mundo, fazer uma reforma em casa, trocar de carro, quitar todas as dívidas, realizar uma pós-graduação… Esses desejos fazem parte da lista de vários brasileiros, que muitas vezes esbarram na falta de dinheiro para concretizá-los.

O brasileiro não sabe guardar dinheiro? Uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), mostrou que apenas 32% da população brasileira conseguiu economizar em 2020 [1]. Mas afinal, o que falta para o brasileiro guardar dinheiro, se ver livre das dívidas e alcançar seus sonhos e objetivos? Cuidar bem do seu dinheiro é essencial [2], mas entender o que são objetivos de curto e médio prazo e o quanto eles são importantes é fundamental para a conquista de sonhos.

Objetivos de Curto Prazo: são metas que devem ser alcançadas no período de até 12 meses. Na maioria das vezes esses objetivos estão focados em se ver livre de alguma dívida, criar um fundo de emergência ou começar a poupar 10% do salário, por exemplo. Aqui também podem ser incluídas viagens de fim de ano ou reforma para a casa.

Por falar em reforma, 2020 foi um ano excelente para o setor. “Muita gente deixou de viajar na Pandemia e acabou aproveitando o dinheiro da viagem para reformar a casa. Até outubro do ano passado, quase 140 mil postos de trabalho na área foram criados. A expectativa é que o impulso se mantenha e que o setor cresça 4% esse ano”, explica Juliana Perin, especialista em decoração do site especializado Sweetest Home [3].

Objetivos de Médio Prazo: aqui o período de tempo sobe para metas de até cinco anos. Alguns exemplos: ter dinheiro para dar uma boa entrada em um apartamento ou casa; começar e finalizar uma pós-graduação; ter um bom capital para investir na Bolsa de Valores; fazer um intercâmbio.

Mas como é possível fazer isso?

1 – Tenha um objetivo claro e seja direto:

Primeiro de tudo, você tem que saber o que quer. Qual o seu objetivo? Afastar as dívidas, montar uma reserva financeira, guardar dinheiro para uma viagem? Lembre-se de ser detalhado e específico. Por exemplo: “Vou guardar R$300,00 por mês a partir do mês que vem. Em 12 meses terei R$3.600,00. Assim poderei fazer a minha viagem. ” Pensar assim é muito melhor do que: “Vou gastar menos do que eu ganho, no fim do ano terei acumulado algum capital”. Seja objetivo e direto. Isso facilitará muito as coisas.

É importante ressaltar, que antes de pensar em qualquer investimento você deve ter todas as dívidas quitadas e uma reserva de emergência já guardada. Caso você ainda possua dívidas ou não tenha a reserva, esses devem ser os seus primeiros objetivos de curto prazo.

Outro ponto crucial: você não alcançará um objetivo de médio prazo, sem antes ter alcançado os de curto prazo. Quando você os elencar, perceberá que eles se interligam. Portanto, não sofra por antecedência em estar longe do objetivo de médio prazo. Foque em completar primeiramente os de curto prazo. Sempre lembrando em ser direto e específico.

2 – Passe um pente fino em seu orçamento:

Já definiu qual é o seu sonho/objetivo? Agora vem a parte mais complicada. Checar todos os gastos (todos mesmo), por pelo menos um mês. É necessário anotar TUDO, das contas de água e luz em casa, até o pão de queijo da padaria. Com esses números levantados, você deve criar uma planilha de gastos. Nela você vai perceber onde está errando e quais despesas podem e devem ser cortadas. Faça isso novamente no próximo mês, até sentir que as contas estão em ordem e que você não está gastando com besteiras.

3 – Corte os gastos

Viu onde está gastando mais do que o necessário? Corte. Sem dó! Você está em uma fase de acúmulo de capital. Os gastos desnecessários devem ser eliminados. Pense nos objetivos de curto e médio prazo já definidos por você.

4 – Separe o dinheiro assim que receber o salário

Essa dica é muito valiosa. Muitas pessoas têm o costume de esperar sobrar algo no fim do mês para guardar. Faça o contrário. Coloque em sua planilha de gastos o valor que você deseja guardar por mês e faça desse valor um boleto que você precisa pagar mensalmente (para você mesmo). Acredite, tudo ficará mais fácil depois disso.

5 – Descubra o melhor investimento para cada objetivo

A ideia aqui é a seguinte: metas de curto prazo devem ter o dinheiro aplicado em produtos sem risco e com rápido resgate. Uma renda fixa prefixada é uma boa opção. Quando passamos para as metas de médio prazo já podemos pensar em renda variável com um risco um pouco maior, mas com um retorno maior também. Você pode pensar em fundos imobiliários ou de ações, por exemplo.

Importante: estude bastante cada tipo de investimento antes de colocar o seu dinheiro. Ao fazer isso você com certeza achará a opção mais adequada para o seu perfil.

6 – Tenha disciplina

A tentação de usar o dinheiro guardado para outros fins será enorme. Você precisará estar bastante determinado para os objetivos que deseja conquistar. Nada impede você de criar novos objetivos ao longo do caminho e começar a guardar dinheiro para que eles aconteçam. O caminho para organizar tudo isso, você acabou de descobrir. Boa sorte!