Atualização das 14h: Eletrobras sobe com possível MP, Ibovespa, Petrobras e outros destaques

23 de fevereiro de 2021 Por Redação

Publicado às 14h01

 

Eletrobras salta 

Os papéis da Eletrobras (ELET3, ELET6) subiam com força às 14h. A agência de notícias Reuters informou que o governo deve publicar uma MP (Medida Provisória) de privatização da Eletrobras ainda nesta terça. A notícia foi atribuída à “fontes”. 

Já segundo o site da CNN Brasil, o presidente Jair Bolsonaro foi aconselhado a enviar ao Congresso Nacional, ainda nesta semana, a Medida Provisória e o projeto de lei que agilizam os processos de privatização da Eletrobras e dos Correios.

Outros sites trazem a informação que a proposta pode ser por meio da diluição da participação total do governo na empresa de 60% para 45% e incluir golden share.

O banco Goldman Sachs considera positiva essa proposta, caso se concretize. Segundo o banco seria como um passo em direção a uma potencial privatização.

A “golden share” é uma ação especial que concede a seu dono poder de vetar decisões importantes.

Petrobras ‘blindada’

Um dos três conselheiros de administração eleitos por minoritários da Petrobras, Leonardo Antonelli, avaliou em entrevista ao Estadão que a petroleira está blindada no que se refere à sua política de preços. O advogado e ex-desembargador afirmou que o estatuto da companhia prevê que ela seja compensada se convocada a contribuir com o interesse público, como no caso de controle da inflação.

Lira não vê risco de ingerência

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL) disse que não vê risco para ingerência na política de preços da Petrobras. “Não há espaço no Brasil para esse tipo de atitude, ainda mais por um governo, por uma base no Congresso, por um ministro e um presidente que têm uma pauta liberal”, afirmou durante participação em uma live promovida pelo Valor Econômico.

BRF 

Os papéis da BRF (BRFS3) subiam +7% às 13h58. O time de análise do Morgan Stanley elevou a recomendação da BRF “equalweight” (o que significa exposição em linha com a média do mercado).

Ibovespa sobe na contramão do exterior

Embalado pela alta das ações da Petrobras, Eletrobras e dos Bancos, o Ibovespa subia +1,63% às 14h.

Dólar

O dólar comercial tinha baixa de 0,50% a R$ 5,4266 na venda.

NY no negativo

Nos EUA, os principais índices de ações têm queda nesta terça, principalmente devido à desvalorização das ações de tecnologia. As ações da Tesla operam em baixa acentuada e entre os motivos, está o declínio do Bitcoin, ativo no qual a montadora de carros elétricos investiu US$ 1,5 bilhão recentemente.

Os investidores americanos também digerem a fala do presidente do Banco Central dos EUA, Jerome Powell, que traçou um cenário mais positivo da economia. Segundo ele, o BC continuará a dar suporte à economia com juros próximos de zero e compras de ativos de grande escala.

 

Whatsapp: 

Para receber notícias entre no grupo pelo link:

https://chat.whatsapp.com/I0mTuRQow33BGqHd6tTStm

Telegram

Para notícias entre nesse grupo: https://t.me/joinchat/AAAAAFdKtmVSmTmfF68jIA

Para análise gráfica entre nesse grupo: https://t.me/joinchat/AAAAAFk1BILf5KNH9DlQ3A