Presidente da Eletrobras renuncia ao cargo

24 de janeiro de 2021 Por Redação

 

Publicado às 23h59

 

Presidente da Eletrobras renuncia ao cargo

A Eletrobras (ELET3, ELET6) informou na noite deste domingo, 24, que Wilson Ferreira Junior, atual presidente da companhia e membro do conselho de administração, renunciou ao cargo de presidente da Eletrobras. 

A informação consta em fato relevante enviado ao mercado. Segundo a empresa de energia, a decisão foi por “motivos pessoais”.

“Wilson permanecerá no referido cargo de presidente até o dia 5 de março de 2021, permitindo a adequada transição para seu sucessor, ainda a ser indicado”, explicou a estatal.

O executivo estava no cargo desde o governo Temer. Sua principal meta era reestruturar a companhia e prepará-la para a privatização.

Sob a gestão dele, a Eletrobras atingiu lucros históricos, reduziu sua alavancagem a patamares compatíveis com a geração de caixa, reduziu custos operacionais com privatizações de distribuidoras e programas de eficiência, colocou em operação obras atrasadas, simplificou a quantidade de participações acionárias, com a venda, incorporação e encerramento em cerca de 90 sociedades de propósito específico, aprimorou seu Programa de Compliance e resolveu contenciosos importantes nos Estados Unidos decorrentes de reflexos da Operação Lava Jato, dentre outras realizações relevantes. 

Sobre o tema, a Eletrobras vai realizar uma teleconferência às 15h desta segunda, 25 de janeiro, com a participação de Wilson: 15:00 (horário de Brasília) 1:00 p.m. (USA Eastern time) 6:00 p.m. (United Kingdom time) (+1) 786 837 9597 (Estados Unidos) (+44) 20 3318 3776 (Reino Unido) 0800-022-1325 ou (55 11) 3137-8037 (se estiver no Brasil).

Eletrobras esclarece notícia

A Eletrobras divulgou na noite deste domingo, 24, que, em função da divulgação por órgãos da mídia, foi julgado improcedente o recurso de Embargos de Declaração, interposto pela Eletrobras, no processo em trâmite na 14ª Vara Cível da Comarca do Rio de Janeiro, em que contende com a Gerdau (GGBR4) e outros credores do empréstimo compulsório de Energia Elétrica (ECE. 

“O processo encontra-se em fase de cumprimento de sentença, após a emissão de perícia contábil, na qual se discute o período de contribuição do tributo e os créditos de ECE envolvidos no pedido do autor”, afirmou a estatal.

O jornal O Globo informou neste domingo que chegou ao fim uma disputa jurídica entre a Gerdau e a Eletrobras que foi iniciada há 31 anos. Segundo o jornalista Lauro Jardim, a siderúrgica obteve no TJ-RJ uma decisão para que a estatal lhe pague R$ 1,3 bilhão. A Eletrobras foi condenada por causa de uma dívida do empréstimo compulsório, que tem que ser devolvido. Cabe recurso da decisão, informou o jornalista.

Já a estatal, no comunicado enviado ao mercado, afirmou que o laudo pericial apresentou o valor de cerca de R$ 1,3 bilhão e foi homologado pelo juiz, em decisão em face da qual a Eletrobras interpôs o referido recurso de Embargos de Declaração. 

“No recurso, a Eletrobras sustenta que não podem ser executados nesse processo os créditos constituídos entre os anos de 1988 a 1994, referentes à 3ª assembleia de conversão, uma vez que o autor ingressou com a ação antes da referida conversão”, afirmou a Eletrobras. 

A Eletrobras informou ainda que contesta a inclusão de créditos pertencentes a filiais dos credores, “que não haviam sido listados na petição inicial, e de empresas que vieram a ser incorporadas somente após a distribuição do processo judicial”. 

“Em todas as teses acima, o fundamento da companhia reside na legislação processual, que impõe limites claros às alterações do pedido inicial da demanda após a citação da parte adversa e, por esta razão, o processo não se encontra provisionado nas demonstrações financeiras do período encerrado em 30 de setembro de 2020”, explicou a estatal de energia.

A Eletrobras destacou no comunicado que prosseguirá na discussão judicial, por meio da interposição dos recursos cabíveis, e que ainda não foi intimada para efetuar o pagamento do valor em discussão.

“A companhia adotará providências necessárias a buscar o pleno acolhimento de suas pretensões e a correção, por meio de sua redução, dos valores ora executados”, afirmou.

 

Whatsapp: 

Para receber notícias entre no grupo pelo link: 

https://chat.whatsapp.com/HWeC6uLMopsD22B5QfaL99

Telegram

Para notícias entre nesse grupo: https://t.me/joinchat/AAAAAFdKtmVSmTmfF68jIA

Para análise gráfica entre nesse grupo: https://t.me/joinchat/AAAAAFk1BILf5KNH9DlQ3A