Mercado se prepara para o 1° pregão do ano. Leia os destaques

3 de janeiro de 2021 Por Redação

 

Primeiro pregão de 2021

Nesta segunda-feira, 4, ocorre o primeiro pregão de 2021, após o feriadão do ano novo. Vale lembrar que o Ibovespa encerrou 2020 em alta. O principal índice da B3 teve valorização de +2,92% em 2020. Já o CDI, que é o indicador usado como parâmetro para papéis de renda fixa, teve alta de 2,77%, enquanto a poupança rendeu 1,99%. O dólar subiu 29,3%.

Estreias no Ibovespa

Começa nesta segunda a nova carteira teórica do Ibovespa que vai vigorar até 30 de abril.  Estreiam no Ibovespa a Copel (CPLE6), Eneva (ENEV3), JHSF (JHSF3) e a Unidas (LCAM3). Agora a carteira do índice tem 81 ativos de 78 empresas.

Tem maior peso na composição do índice: Vale ON (11,304%), Itauunibanco PN (6,984%), Petrobras PN (5,872%), B3 ON (5,419%) e Bradesco PN (5,374%).

Estudo gráfico

Assista ao estudo do Ibovespa, Ciel3, Irbr3, Brkm5, B3sa3, Ecor3, Qual3 e de outros papéis (clique aqui para ver o vídeo). 

Notícias corporativas

(clique nos links abaixo para ver os detalhes)

BB Seguridade fará aporte na Brasilprev, o que vai impactar dividendo 

Braskem assina acordo para extinguir ações em Alagoas

Cielo diz ter consultado Banco do Brasil sobre rumores de venda

Petrobras readmite Compass em desinvestimento da Gaspetro 

Dividendo da B3 e JCP do BTG Pactual

Juros sobre o capital da Hapvida, Fleury, Sul América e Eucatex

Juros sobre o capital da Grazziotin

Proventos

Companhias da B3 que anunciaram proventos de 28 a 31 de dezembro (clique aqui para os detalhes)

GPA: aprovada cisão do Assaí

A Companhia Brasileira de Distribuição – GPA (PCAR3) informou na véspera do feriadão que seus acionistas e de sua subsidiária Sendas aprovaram em suas respectivas assembleias gerais extraordinárias proposta de reorganização societária para cindir a unidade Assaí. 

A aprovação é mais um passo no sentido de listar as ações da divisão de atacado de autosserviço.

Segundo fato relevante do GPA, a cisão parcial da Sendas, tem como objetivo de segregar a participação da Sendas no Éxito e transferir certos ativos operacionais. 

A Sendas, que obteve o registro de companhia aberta categoria “A” perante a CVM em 11 de dezembro de 2020, apresentou pedido de listagem de suas ações no Novo Mercado da B3 e irá apresentar um pedido para que seus American Depositary Securities (ADSs) sejam listados na New York Stock Exchange. 

A distribuição das ações e ADSs de Sendas aos acionistas e detentores de ADSs do GPA em decorrência da Cisão CBD ocorrerá após a aprovação das Listagens, conforme data de corte e procedimentos a serem acordados com a B3 e com a New York Stock Exchange. 

China x EUA

O ano começa com tensão crescente entre a China e os EUA. O governo do gigante asiático prometeu reagir para assegurar os direitos e interesses de suas empresas depois de três companhias do país terem sido removidas da Bolsa de Nova York (NYSE). 

Na última quinta, véspera do ano novo, a NYSE divulgou que a China Telecom Corp. Limited, a China Mobile Limited e a China Unicom Hong Kong Limited serão removidas dos pregões já em 7 de janeiro ou até o próximo dia 11. 

 

 

Whatsapp: 

Para receber notícias entre no grupo pelo link: 

https://chat.whatsapp.com/L8BNRo5ZFDNGQkEAsobkOy

Telegram

Para notícias entre nesse grupo: https://t.me/joinchat/AAAAAFdKtmVSmTmfF68jIA

Para análise gráfica entre nesse grupo: https://t.me/joinchat/AAAAAFk1BILf5KNH9DlQ3A