Ibovespa futuro em queda com ‘efeito Reddit’; greve dos caminhoneiros no radar

29 de janeiro de 2021 Por Redação

 

Atualizado às 9h42min

O Ibovespa futuro (INDG21 – contrato com vencimento para 17 de fevereiro/21) opera em queda nesta sexta. Às 9h42 caía 1,28% aos 117.980 pontos.

Embora considerado um indicador de como poderá se comportar o mercado, esse índice nem sempre antecipa as informações que vão condicionar o pregão a partir das 10h.

Ibovespa futuro segue o aumento da aversão ao risco no exterior. Os principais mercados repercutem a volatilidade ampliada com o chamado ‘efeito Reddit’, em que pequenos investidores fazem compras massivas de ações de determinadas empresas. 

A corretora Robinhood afrouxou as restrições para compra de ações da GameStop. A mudança ocorre um dia após a corretora impor restrições à negociação dos papéis da GameStop, que tiveram forte alta desde o começo do mês devido às compras massivas feitas por pequenos investidores.

No Brasil os investidores monitoram os papéis do IRB (IRBR3), que ontem subiram com força. A valorização pode estar atrelada à compras em massa por pequenos investidores. 

A negociação de ações do IRB será submetida hoje a leilões durante o dia. A informação é da B3.

Em um comunicado ao mercado, o IRB afirmou: “a companhia teve conhecimento, pela imprensa e por informações disponíveis nas redes sociais, de um movimento de investidores envolvendo as ações emitidas pelo IRB Brasil RE. No entanto, a companhia não possui nenhum envolvimento ou ingerência nesse movimento – não tendo sequer condições de verificar a veracidade das informações relatadas – sendo que todas as informações que possui a respeito são aquelas disponíveis publicamente nas redes sociais e na imprensa”.

No Brasil, a convocação de uma greve dos caminhoneiros para 1° de fevereiro está no radar.