- Finance News - https://financenews.com.br -

As 20 dicas

 

As 20 dicas mais importantes antes de começar a operar 

 

Aos que estão pensando em comprar ações na Bolsa de Valores, observe essas 20 dicas abaixo:

 

 

  1. Evite colocar todo seu dinheiro em uma só ação achando que vai ficar rico. O ideal é ter uma carteira: vários papéis de diferentes setores da economia.

 

  1. Se você é novo na Bolsa e não tem experiência ou treinamento para operar, a chance de você perder dinheiro é grande.

 

  1. Profissionais, pessoas com mais experiência ou que dominam algumas estratégias tendem a ganhar mais na Bolsa.

 

  1. Obter ganhos no curto prazo especulando somente com o preço de uma ação, requer treinamento e domínio de estratégias.

 

  1. Avalie investir em um curso para aprender o básico sobre estratégias na Bolsa (curso de análise gráfica ou de análise de fundamentos).

 

  1. As melhores compras na Bolsa geralmente são aquelas para um prazo mais longo: meses ou vários anos. São menos estressantes e mais rentáveis.

 

  1. Não confunda “trade” com investimento. Antes de comprar uma ação defina se é para o longo prazo (investir e se tornar sócio) ou se é para o curto prazo (fazer trades, especular com o preço).

 

  1. Quem compra uma ação tentando obter ganhos só com o preço é geralmente o trader, especulador de curto prazo.

 

  1. O investidor não olha só o preço da ação. Avalia seus fundamentos financeiros e operacionais e tenta ganhar também com proventos (juros sobre o capital e dividendos).

 

  1. Prefira as recomendações de analistas de grandes instituições financeiras, inclusive as estrangeiras, como grandes bancos.

 

  1. Ao comprar uma ação de uma empresa estatal, entenda que o governo é o dono. Observe todos os riscos que isso representa.

 

  1. ‘Opções’ são geralmente conhecidas como “cemitérios de malandro”. Faça um curso antes de operar Opções.

 

  1. Ganhar dinheiro com ações quando a Bolsa está em alta, é fácil. Ganhar quando a Bolsa está em longa tendência de baixa requer conhecimentos.

 

  1. Desconfie das carteiras recomendadas das corretoras. Corretoras sempre tentam ganhar nas corretagens e outras taxas. Para elas, quanto mais você comprar e vender, melhor.

 

  1. A Bolsa não é um “cassino”. Mas é território de especuladores treinados. Aprenda com eles.  

 

  1. Compre ações de empresas com bons fundamentos para o longo prazo. Você não irá se arrepender.

 

  1. Nunca invista mais de 30% de seu capital em ações, a menos que você seja um profissional. 

 

  1. Se quiser comprar ações de uma empresa com péssimos fundamentos, use seu capital de risco (aquela grana que se você perder, não irá lhe fazer muita falta).

 

  1. Evite comprar uma ação só porque ela caiu muito. Verifique os fundamentos da companhia antes. Se for fazer uma operação de curto prazo (trade), avalie o gráfico antes.

 

  1. Domine uma metodologia (estratégia) para fazer trades (operações especulativas de curto prazo). Assim, irá gerenciar melhor o risco, ou seja: se deve ou não fazer a operação e em qual momento sair.