- Finance News - https://financenews.com.br -

Vale renova concessões ferroviárias: ‘prorrogações retiram uma grande incerteza’, diz CEO

 

Publicado às 9h48min

 

O conselho de administração da Vale (VALE3) aprovou nesta quarta, 16, os termos aditivos para a prorrogação antecipada do prazo dos contratos de concessões ferroviárias da Estrada de Ferro Carajás (EFC) e Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM), conjuntamente e por trinta anos, a partir do vencimento dos contratos vigentes em 2027. 

A mineradora informou que os desembolsos para as prorrogações antecipadas de concessões ferroviárias já vinham sendo considerados no planejamento de longo prazo e que reconhecerá em seu balanço patrimonial, no respectivo trimestre da assinatura dos termos aditivos, a valor presente, ativos intangíveis relativos à totalidade dos compromissos com outorga, contrapartidas FICO e FIOL, dentre outros compromissos. 

“Tais compromissos não impactarão o EBITDA, e menos de 5% dos compromissos serão contabilizados como Capex, porém a amortização dos ativos intangíveis é redutora do lucro líquido”, afirmou a Vale.

Nos termos aditivos, a serem assinados nos próximos dias, a companhia assumirá compromissos totais estimados em R$ 24,7 bilhões a serem executados até 2057 em troca da renovação. Desse total, 11,8 bilhões de reais correspondem a pagamento de outorga.

O diretor-presidente da Vale, Eduardo Bartolomeo, destacou que “as prorrogações antecipadas retiram uma grande incerteza sobre a perenidade de parte relevante de nossa cadeia de logística integrada.”

Para acessar a íntegra do fato relevante divulgado pela Vale com todos os detalhes, clique aqui.  [1]

 

Whatsapp: 

Para receber notícias entre no grupo pelo link: 

https://chat.whatsapp.com/BDbKPn6hSpK6MrojOEG0cL [2]

Telegram

Para notícias entre nesse grupo: https://t.me/joinchat/AAAAAFdKtmVSmTmfF68jIA [3]

Para análise gráfica entre nesse grupo: https://t.me/joinchat/AAAAAFk1BILf5KNH9DlQ3A [4]