Vale assina acordo vinculante de opção de venda para formalizar venda da Vale Nova Caledônia

8 de dezembro de 2020 Por Redação

Sede da Vale no Rio de Janeiro

 

 

Publicado às 23h19min

Corrigido às 6h com a informação da localização da Nova Caledônia, que fica no Oceano Pacífico

 

A Vale (VALE3) informou no fim da noite desta terça, 8, que sua subsidiária Vale Canada (VCL) assinou um acordo vinculante de opção de venda de sua participação na Vale Nouvelle-Calédonie (VNC). 

No mês passado a Vale anunciou um período de exclusividade para negociações com um consórcio formado em uma nova empresa chamada “Prony Resources”, liderada pela atual administração e funcionários da VNC e apoiada pelas autoridades caledonianas e francesas com a Trafigura como acionista minoritária. 

“A notícia de hoje sinaliza o sucesso das discussões sobre a transição e continuidade das operações da VNC da VCL para uma nova estrutura societária com participação doméstica significativa e que leva em consideração os objetivos de responsabilidade social e ambiental”, afirmou a mineradora. 

“Todas as partes desta negociação investiram uma quantidade significativa de tempo e esforço para alcançar a uma solução para o futuro sustentável da VNC”, disse Mark Travers, Diretor Executivo de Metais Básicos da Vale. 

“A Vale e todos os envolvidos no processo de desinvestimento – incluindo a Província do Sul da Nova Caledônia, o Estado francês e os funcionários e a administração da VNC – podem se orgulhar do fato de que esses esforços produziram um resultado tão positivo”, destacou em um comunicado ao mercado.

Segundo a Vale, a transação proposta, com conclusão prevista para o primeiro trimestre de 2021 e para a qual uma reserva de US$ 500 milhões será refletida nas demonstrações financeiras consolidadas da Vale, está sujeita a consulta ao conselho de trabalhadores da VNC e outras condições, incluindo aprovações pelas autoridades caledonianas e do Estado francês. 

A Nova Caledônia é um arquipélago que pertence à França e fica no sul do Oceano Pacífico.

 

Whatsapp: 

Para receber notícias entre no grupo pelo link: 

https://chat.whatsapp.com/BDbKPn6hSpK6MrojOEG0cL

Telegram

Para notícias entre nesse grupo: https://t.me/joinchat/AAAAAFdKtmVSmTmfF68jIA

Para análise gráfica entre nesse grupo: https://t.me/joinchat/AAAAAFk1BILf5KNH9DlQ3A