- Finance News - https://financenews.com.br -

Itaú estuda segregar investimento na XP e criar a Newco

 

Publicado às 19h01min

 

O Itaú Unibanco Holding (ITUB4) informou por meio de fato relevante na noite desta terça, 3, que vem mantendo discussões internas acerca do futuro de seu investimento na XP Inc. (XP).

Nesse contexto, a companhia informou que está em estágio avançado de análise e discussão de estudos acerca da possibilidade de segregar essa linha de negócio do conglomerado Itaú Unibanco em uma nova sociedade (Newco), mediante cisão de empresas do referido conglomerado com a versão de parte do seu patrimônio, representada por ações representativas de 41,05% do capital da XP, para a Newco. 

“Com a eventual cisão, os acionistas do Itaú Unibanco receberiam participação acionária na Newco, cujo único ativo seria aquela linha de negócio representada por tais ações do capital da XP, e a Newco, que seria uma companhia aberta, passaria a ser parte do Acordo de Acionistas da XP”, explicou o Itaú. 

Ainda segundo o banco, caso se decida implementar a referida cisão, ela não será concretizada antes de 31 de dezembro de 2020. 

“Referido estudo prevê, ainda, a possibilidade de venda do restante das ações de emissão da XP detidas pelo Itaú Unibanco, correspondentes a 5% do capital social da XP, visando monetizar parte de seu investimento na referida companhia, o que geraria aumento do índice de Capital Principal de Basileia III”, afirmou o Itaú no comunicado. 

De acordo com o banco, a referida venda, se concretizada, e a depender das condições aplicáveis de mercado, poderá ser realizada por meio de uma ou mais ofertas públicas realizadas na Nasdaq ou em qualquer outra bolsa de valores na qual a XP tenha suas ações ou certificados de suas ações listados. 

As operações ainda dependem de aprovação do conselho de administração da companhia. 

 

 

Whatsapp: 

Para receber notícias entre no grupo pelo link: https://chat.whatsapp.com/BEH158WUHBy4nrxxCRICSx [1]

Telegram

Para notícias entre nesse grupo: https://t.me/joinchat/AAAAAFdKtmVSmTmfF68jIA [2]

Para análise gráfica entre nesse grupo: https://t.me/joinchat/AAAAAFk1BILf5KNH9DlQ3A [3]