Entenda por que os papéis do Magazine Luiza e da Via Varejo tiveram queda nesta segunda

30 de novembro de 2020 Por Redação

Publicado às 14h35min

Atualizado às 19h com dados do fechamento

 

O motivo da queda

Um grupo de analistas de mercado ouvido pelo Finance News elencou os motivos de os papéis do Magazine Luiza (MGLU3) e da Via Varejo (VVAR3) terem queda nesta segunda-feira, 30, mesmo com as companhias reportando desempenho superior na black friday deste ano em relação a 2019. As ações MGLU3 caíram -3,35% e as VVAR3 -4% no pregão de hoje. 

Eles destacam que a desvalorização desses papéis deve ser atribuída a um conjunto de fatores. 

O primeiro é que os números vieram bons mas aquém das expectativas de muitos analistas. O outro deve-se à forte alta das ações do setor este ano. Os papéis do Magazine Luiza subiram quase 100% em 2020, os da Via Varejo quase 60%. Por isso, há investidores e traders (quem especula no curto prazo) que estão aproveitando para realizar lucros. 

Outro fator que eles ressaltam é que a expectativa de boas vendas na black friday foi precificada já no começo do mês de novembro.

Vale lembrar ainda que esta segunda é o último pregão do mês, quando gestores aproveitam para ajustar suas carteiras, o que deixa os papéis mais voláteis. Para completar, o viés é negativo nas bolsas pelo mundo o que impacta os papéis da carteira do Ibovespa (como Via Varejo e Magalu) e penaliza as ações com maiores ganhos no ano.

Via Varejo

A Via Varejo (VVAR3) divulgou um fato relevante nesta segunda, 30, com alguns números da empresa na Black Friday deste ano.

Segundo a companhia, durante a Black Friday a empresa superou seu recorde de 2019, atingindo R$ 3 bilhões em vendas (GMV pedido), contra R$ 2,2 bilhões no mesmo período do ano passado, com crescimento de 37%.

Entre 22 e 28 de novembro, em comparação com o mesmo período do ano anterior as vendas online cresceram 99% com participação de 62,4% nas vendas totais e com destaque para o 3P com crescimento de 125%. 

O ganho de market-share (online) no período foi de 4,2 p.p. segundo análise realizada pelo Compra & Confie. O Vendedor Online (ou “Me Chama no Zap”) teve importante participação, atingindo 18% das nossas vendas online (25% no 1P e 16% no 3P). As vendas com opção retira-loja apresentaram crescimento de 142%. 

Magazine Luiza

O Magazine Luiza (MGLU3) informou que atingiu um crescimento de vendas no e-commerce de triplo dígito médio (acima de 100% para fins de esclarecimento). 

“Com este excelente desempenho, o Magalu aumentou em 10 pontos percentuais seu marketshare no e-commerce formal brasileiro em novembro, comparado ao ano anterior, segundo a Ebit/Nielsen”, destacou a varejista.

Nas lojas físicas, o crescimento no conceito mesmas lojas em novembro se manteve no mesmo patamar dos meses anteriores, sendo mais forte nas primeiras semanas e relativamente estável na véspera e no dia da Black Friday, reflexo da estratégia de antecipação das promoções, evitando aglomerações e cumprindo todos os protocolos de saúde e segurança.

Segundo o Magalu, em função da pandemia de covid-19 e para evitar aglomerações nas lojas, a companhia adotou uma estratégia muito assertiva de antecipação de ofertas ao longo do mês de novembro, garantindo desde o início do mês produtos com preços melhores que na própria Black Friday. 

“Essa estratégia foi muito positiva para o crescimento de vendas nas lojas físicas e também para o e-commerce, permitindo que a companhia mais uma vez superasse a sua meta de vendas no mês de novembro”, destacou.

 

Whatsapp: 

Para receber notícias entre no grupo pelo link: 

https://chat.whatsapp.com/DTpSS7bSUop4FFt9plx2FP

Telegram

Para notícias entre nesse grupo: https://t.me/joinchat/AAAAAFdKtmVSmTmfF68jIA

Para análise gráfica entre nesse grupo: https://t.me/joinchat/AAAAAFk1BILf5KNH9DlQ3A

Atenção usuários do whatsapp do Finance News

– o Finance News não está fazendo o recadastro de seus usuários 

– bloqueie quem está usando a imagem do grupo Finance News para puxar conversa 

– o Finance News não pede código enviado via SMS para que você complete o cadastro.

– não passe código de SMS solicitado por usuário. Isso pode levar sua conta de whatsapp a ser clonada. 

– o Finance News não pede doações de qualquer tipo

– o Finance News não solicita seus dados pessoais

– na dúvida entre em contato com a gente