Ibovespa futuro abre em queda de mais de 1% nesta segunda-feira

21 de setembro de 2020 Por Redação

 

Publicado às 9h18min

 

O Ibovespa futuro (INDV20 – contrato com vencimento para 14 de outubro) opera em queda nesta segunda-feira. Às 9h16min tinha baixa de -1,47% aos 96.670 pontos.

Embora considerado um indicador de como poderá se comportar o mercado, esse índice nem sempre antecipa as informações que vão condicionar o pregão a partir das 10h.

Às 9h10min o dólar comercial tinha alta de +1,33% a R$ 5,4482 na venda.

Bolsas, petróleo e minério de ferro em baixa

A sessão é marcada pela forte baixa nos índices de ações na Europa. Os papéis dos grandes bancos têm desvalorização acentuada. Os futuros de ações em Nova York também são afetados e sinalizam que a abertura do pregão será no negativo.

Documentos do governo americano indicam que grandes bancos globais desafiaram leis contra a lavagem de dinheiro, transferindo grandes quantias de origem ilícita para contas obscuras e redes criminosas entre 1999 e 2017. Entre os envolvidos estariam o o JP Morgan Chase e o HSBC. A denúncia foi feita pelo BuzzFeed News em conjunto com outros meios de comunicação ao redor do mundo (acesse aqui).

Outra notícia traz ainda mais as incertezas neste começo de semana: a morte da juíza da Suprema Corte, Ruth Bader Ginsburg, pode ter implicações no mercado financeiro. Espera-se que uma disputa acirrada pela nomeação possa perturbar Washington, em um momento que os congressistas não chegaram a um acordo sobre um novo pacote de estímulo à economia.

Petróleo e minério

O petróleo Brent caía -2,39% (US$ 42,12).

O contrato futuro mais líquido do minério de ferro negociado na bolsa de Dalian, na China, fechou em queda de -2,88% cotado em 766 iuanes por tonelada (114,53 dólares/tonelada). Dalian é referência para o minério da mineradora brasileira Vale (VALE3).

Futuros de ações americanos

Em Wall Street, o Dow Jones futuro operava em queda de -2,12% e o S&P 500 futuro com desvalorização de -1,76% às 9h15min.

Notícias corporativas

(clique nos links para acessar)

Alpargatas vende para Vulcabras a marca Mizuno no Brasil

BNDESPar protocola pedido de registro da oferta de ações da Suzano

EDP Energias do Brasil divulga data de pagamento de dividendo e JCP

Ser Educacional compra a Faculdade de Juazeiro do Norte

Petrobras se prepara para futuro do mercado de refino e gás natural

Vencimento de opções

Nesta segunda, 21, ocorre o vencimento de opções sobre ações. Isso pode aumentar a volatilidade dos ativos na B3.

Papéis da Cury

Os papéis da Cury, subsidiária da Cyrela (CYRE3), estreiam nesta segunda-feira na B3.

Estudo de várias ações:

Confira o estudo gráfico do Ibovespa, Petr4, Vale3, Rapt4, Mypk3, Vvar3, Abev3, Azul4, Yduq3 e de outros papéis (clique aqui para ver).

 

 

 

Whatsapp do Finance News:

Para receber notícias entre no grupo pelo link:

https://chat.whatsapp.com/IW3uX1ZmnJeDFZuQdaPWYK