Fundamentos: vale a pena comprar Qualicorp agora?

16 de setembro de 2020 Por Redação

 

 

Atenção:

O Finance News não faz recomendação de compra ou venda de ativos. Esse texto foi publicado originalmente no site Nord ResearchO artigo foi elaborado por Bruce BarbosaO analista tem 17 anos de experiência no mercado financeiro. Antes de fundar a Nord Research passou pelo BNP Paribas, HSBC e Empiricus Research. É formado em Engenharia de Produção pela USP e possui um MBA pela New York University.

Importante

Em observância ao Artigo 22 da Instrução CVM nº 598/2018, a Nord Research esclarece que oferece produtos contendo recomendações de investimento pautadas por diferentes estratégias e/ou elaborados por diferentes Analistas. Dessa forma, é possível que um mesmo valor mobiliário encontre recomendações distintas em diferentes produtos por nós oferecidos. As indicações do presente Relatório de Análise, portanto, devem ser sempre consideradas no contexto da estratégia que o norteia.

 

 

Vale a pena comprar Qualicorp agora?

Com alta rentabilidade, baixo endividamento e bom histórico de crescimento, a Qualicorp (QUAL3) parece ter as qualidades para fazer parte do Investidor de Valor.

Tem mesmo?

 

 

ROE e ROIC (rentabilidade) e Ebitda e lucro líquido (trimestral acum 12 meses). Fonte: Fundamentos Nord Research e ComDinheiro

 

Qualicorp é a maior administradora de benefícios do Brasil, focada em “afinidades”. Ou seja, serviços de corretagem e administração de benefícios para sindicatos, associações profissionais e cooperativas.

Qualicorp domina o mercado de afinidades e usa seu poder de barganha com as operadoras de planos de saúde para mostrar resultados fortes e crescentes.

Mas seu passado recente é complicado. O fundador e ex-presidente é acusado de esquema de caixa 2 da campanha de Serra.

O “sócio dos infernos” deixou a companhia no final de 2019 e, sob nova direção, QUAL foca na redução dos gastos, investe em tecnologia e procura expansão territorial.

Hoje, sem os problemas de governança de outrora, Qualicorp tem um belo negócio.

Porém, com 60 por cento do mercado, seu crescimento provavelmente será mais lento, com grande parte baseada em corte de custos.

É interessante, mas negociando aos 10x Ebitda e 25x lucros atuais, gostaríamos de maior visibilidade nos resultados. Continuamos aguardando pacientemente.