Dona do Pão de Açúcar aprova cisão e pedido de IPO do Assaí

9 de setembro de 2020 Por Redação

 

Publicado às 20h56min

 

A Companhia Brasileira de Distribuição – GPA (PCAR3), dona de, entre outras companhias, o Pão de Açúcar, informou que seu conselho de administração autorizou estudo para a cisão de sua unidade de atacarejo Assaí e a preparação da companhia para listagem na B3.

A informação consta em fato relevante enviado ao mercado após o pregão desta quarta, 9.

A cisão será precedida da transferência da participação hoje detida pela Assaí na Almacenes Éxito para o GPA.

“O propósito da potencial transação é liberar o pleno potencial dos negócios de cash & carry e varejo tradicional da companhia, permitindo que operem de forma autônoma, com administração separada e foco nos seus respectivos modelos de negócios e oportunidades de mercado. Adicionalmente, a potencial transação permitirá a cada um dos negócios acesso direto ao mercado de capitais e a outras fontes de financiamento, possibilitando, desta forma, priorizar necessidades de investimento de acordo com o perfil de cada companhia, criando, assim, mais valor para seus respectivos acionistas”, explicou a companhia no comunicado.

A Assaí vai buscar listagem no Novo Mercado da B3 e de ADRs na Bolsa de Nova York (Nyse).

Leia a seguir a íntegra do fato relevante:

“A Companhia Brasileira de Distribuição (“Companhia” ou “GPA”), nos termos do artigo 157 da Lei n.º 6.404/1976 e da Instrução CVM 358/2002, comunica aos seus acionistas e ao mercado em geral que o seu Conselho de Administração, em reunião realizada nessa data, autorizou que seja iniciado estudo para a segregação de sua unidade de cash and carry por meio de uma operação de cisão parcial da Companhia e de sua subsidiária integral Sendas Distribuidora S.A. (“Assaí” e “Cisão”, respectivamente). A Cisão será precedida da transferência da participação acionária atualmente detida por Assaí em Almacenes Éxito S.A. para o GPA (a Cisão, em conjunto com a transferência anteriormente mencionada, a “Potencial Transação”). O propósito da Potencial Transação é liberar o pleno potencial dos negócios de cash & carry e varejo tradicional da Companhia, permitindo que operem de forma autônoma, com administração separada e foco nos seus respectivos modelos de negócios e oportunidades de mercado. Adicionalmente, a Potencial Transação permitirá a cada um dos negócios acesso direto ao mercado de capitais e a outras fontes de financiamento, possibilitando, desta forma, priorizar necessidades de investimento de acordo com o perfil de cada companhia, criando, assim, mais valor para seus respectivos acionistas. Com a implementação da Potencial Transação, as ações de emissão de Assaí detidas pela Companhia serão distribuídas aos acionistas da Companhia, na exata proporção das participações por eles detidas no capital social da Companhia. A referida distribuição ocorrerá após a obtenção, pelo Assaí , da listagem das ações de sua emissão no segmento Novo Mercado da B3 S.A. – Brasil, Bolsa, Balcão, segmento dedicado às companhias que se comprometem com o mais elevado nível de governança corporativa, juntamente com a listagem de ADRs representando ações de Assaí na New York Stock Exchange (NYSE) (em conjunto, a “Listagem”). A Listagem seguirá padrão de governança corporativa substancialmente similar àquele adotado atualmente pelo GPA. A implementação da Potencial Transação e a Listagem dependem da conclusão do estudo, bem como da obtenção das aprovações necessárias, de acionistas e credores, bem como dos órgãos reguladores aplicáveis. A Companhia manterá seus acionistas e o mercado informados sobre quaisquer fatos relevantes relacionados a esse assunto”.

 

 

Whatsapp do Finance News:

Para receber notícias entre no grupo pelo link:

https://chat.whatsapp.com/IW3uX1ZmnJeDFZuQdaPWYK