- Finance News - https://financenews.com.br -

5 dicas para não ficar no vermelho em 2021

5 dicas para não ficar no vermelho em 2021

 

Comprar domínio [1], ter um site, poder contar com um bom serviço de web hosting e ainda digitalizar cada vez mais o seu negócio. Essas são apenas algumas das dicas para os gestores enfrentarem o ano que vem. 

2021 ainda será um ano marcado pela pandemia. Os reflexos da Covid-19 serão sentidos pelos mais variados segmentos de negócio. É por isso que adotando boas práticas de consumo e investimento, será mais fácil encontrar uma luz no fim do túnel.

A educação financeira, nesse contexto, será uma aliada para todas as horas, auxiliando não apenas a gestão de empresas grandes e pequenas, mas também no gerenciamento financeiro do dia a dia.

Ninguém sabe se o ano que vai nascer será “com muito dinheiro no bolso e saúde para dar e vender”. Por essa razão, justamente para você não ficar no vermelho em 2021, confira nesse artigo algumas dicas simples, mas igualmente muito importantes.

Educação é importante (ainda mais a financeira)

É durante os períodos de crise que aqueles bons e velhos conceitos de educação financeira vem à tona. Saber como, quando e onde poupar é um deles.

É normal que gestores e pessoas de uma forma geral estabeleçam planos para o ano que vem. No entanto, a maioria dos planejamentos para o ano que vai nascer deverá levar em conta a economia.

Não será proibido pensar grande, mas é fato que muitos objetivos e estratégias serão para recuperar empresas, ou para mudar o segmento de atuação de um negócio. 

Além disso, até a condução das finanças do dia a dia da maioria das pessoas será afetada, adiando planos como comprar o carro do ano ou a viagem dos sonhos.

Apesar disso, é um equívoco dizer que o cenário será permeado apenas por pessimismo. O fato é que com organização será possível evitar permanecer no vermelho em 2021.

A educação financeira, nesse aspecto, cumpre um papel fundamental. Ela representa um conjunto de práticas e métodos que possibilitam você a gerenciar os investimentos do seu negócio e os gastos do seu dia a dia.

Digitalização é uma das soluções

A digitalização se tornou um aspecto importante em todos os aspectos da nossa sociedade. Um exemplo disso já pode ser visto na gestão das empresas. O empreendimento que não contar com a automação dos seus processos ainda não entrou no século XXI.

Além do mais, em tempos de pandemia, a transformação digital se torna o caminho mais adequado para atender os clientes com mais agilidade e manter a produtividade com mais qualidade.

Em termos de educação financeira, a digitalização também é de grande ajuda. Existem hoje em dia aplicativos dos mais variados. A gestão das suas finanças, nesse caso, não poderia ficar para trás.

Existem vários softwares que são importantes aliados para quem quer organizar da melhor maneira os seus investimentos. E como uma das grandes certezas é saber que no final do mês os boletos deverão ser pagos. Confira algumas soluções digitais para a educação financeira. 

Conta Azul [2]

É uma ferramenta digital capaz de auxiliar no controle financeiro de empresas dos mais variados segmentos. 

O Conta Azul é intuitivo, o que é uma das grandes qualidades para proporcionar um ágil trabalho de gestão. Assim como tem várias funcionalidades, ajudando no controle do caixa e emissão de boletos.

Organizze [3]

É um ótimo software para a gestão financeira do seu dia a dia. Por meio dele você terá condições de classificar e priorizar as suas despesas. Além disso, ele permite que você estabeleça metas, definindo quanto poderá gastar durante o mês.

Mobills [4]

Esse é um aplicativo muito funcional que ajuda a planejar e a organizar a sua vida financeira. A ferramenta é multiplataforma, permite o cadastro de cartões de créditos e importação de dados financeiros em OFX, SMS e Excel. 

Conheça 5 dicas para você não ficar no vermelho 

Além de ter à disposição softwares apropriados para facilitar a gestão das suas economias, confira outras dicas importantes para não ficar no vermelho em nenhum momento. 

1 – Invista em um projeto online

Em tempos de crise, as oportunidades de negócio são bem-vindas. E a internet é um terreno fértil para tais iniciativas. Nesse caso você pode investir em produção de conteúdo por meio de um canal de vídeos ou a venda de infoprodutos, por exemplo.

Lembre-se que quando se trata de projetos online é pertinente comprar domínio e ter um bom serviço de web hosting.

2 – Crie objetivos

Um dos preceitos básicos da educação financeira é estipular metas, ter objetivos. Isso permite disciplinar os seus gastos e usar com mais inteligência o seu dinheiro. 

A utilização de softwares de gestão, como o já mencionado Organizze, facilita esse gerenciamento.

3 – Quite as suas dívidas

Dê prioridade para sanar as suas dívidas. Acredite, passar o dia 31 de dezembro com o mínimo de dívidas a serem pagas já alivia muito o seu orçamento.

Sendo assim, negocie as suas dívidas e então efetue um planejamento futuro conforme seu orçamento e capacidade de economizar. Tenha sempre em mente a disciplina que envolve o gerenciamento das suas finanças.

Dívidas são como uma bola de neve. Saber como e quando gastar vai evitar que mais dívidas voltem.

imagem: https://pixabay.com/pt/photos/estoque-negocia%C3%A7%C3%A3o-monitor-neg%C3%B3cios-1863880/

4 – Tenha uma reserva de emergência

O inimigo número um de todo e qualquer plano é o imprevisto. Geralmente, diante de qualquer planejamento, a qualquer momento, pode surgir um imprevisto. É por isso que saber como saná-los se torna fundamental para evitar que você fique no vermelho.

A ideia é que, ao traçar as suas metas e objetivos de gerenciamento das finanças, você crie uma reserva de emergência. Guarde uma quantidade previamente definida todo o mês.

Desse modo você terá mais chances para enfrentar diferentes tipos de empecilhos pelo caminho, como, por exemplo, uma reforma emergencial na casa, um conserto caro no automóvel. 

5 – Seja disciplinado

Para não ter problemas em 2021, será muito importante manter a disciplina, por isso é importante resistir as tentações. 

Pense bem se a roupa que você viu na vitrine ou o console de games mais poderoso do mercado será um investimento válido. Se pergunte o quanto isso poderá afetar o seu orçamento. 

O mesmo vale para quem gerencia um negócio. Pense o quanto, por exemplo, a utilização de um espaço de coworking poderá reduzir alguns custos na sua empresa.

É por meio de um software de gestão financeira que você terá condições de fazer cálculos precisos para avaliar onde será válido investir e onde será arriscado. 

Não fique no vermelho em 2021 (nem em outros anos) 

2020 foi um ano atípico, ou melhor, para a maioria de muitos empreendedores, foi um ano que não existiu. Em alguns casos ele foi ainda mais cruel e colocou um ponto final em vários empreendimentos.

Pensando em tudo isso, para muita gente, o ano que vem será um período de recomeço. É por essa razão que saber investir, que ter noções importantes de gestão e educação financeira, será um diferencial para quem não quer ficar no vermelho em 2021.

Contudo, é óbvio que vários aspectos permanecerão importantes para os negócios, como investir na digitalização, ter um site e um registro de domínio, por exemplo.

Portanto, antes de pensar nas simpatias para ter sorte no ano que vem, já vá preparando essas dicas para serem seguidas. Elas serão peças importantes para que 2021 seja tudo o que 2020 não conseguiu ser.