Estratégia de dividendos ainda deve ser uma alternativa interessante’

20 de julho de 2020 Por Redação

Luís Sales, analista da Guide Investimentos

 

Publicado às 21h51min

O ministro Paulo Guedes afirmou que o governo incluirá a tributação sobre dividendos na proposta de reforma tributária. A informação ligou o sinal de alerta para muitos investidores de ações. Os detalhes devem ser conhecidos nesta terça, quando a proposta deve ser levada ao presidente do Senado, Davi Alcolumbre.

Sobre o tema, o Finance News conversou com alguns especialistas no assunto. A seguir leia a entrevista com Luís Sales, analista da Guide Investimentos.

Sobre esse assunto também já foi feita uma entrevista com Alamy Candido, sócio fundador de Candido Martins Advogados. Se ainda não leu, confira aqui a entrevista.

 

Finance News – O ministro Paulo Guedes afirmou na semana passada que o governo incluirá a tributação sobre dividendos na proposta de reforma tributária. Há chances dessa proposta passar no Congresso?

Luís Sales Avaliamos que existe possibilidade sim de aprovação, embora ainda esteja muito cedo para traçarmos as reais chances. Além disso, a aprovação vai depender das outras propostas da reforma tributária.

Finance News – Qual a avaliação de vocês sobre essa proposta do governo?

Luís Sales – No geral positiva, visto que a proposta tende a reduzir o imposto das empresas em contrapartida. Dessa maneira, as empresas têm maiores incentivos para investir no Brasil (já que a alíquota de impostos nos outros países é consideravelmente menor), trazendo investimento estrangeiro ao pais. Outro ponto é o incentivo ao reinvestimento dos lucros em detrimento da distribuição de dividendos.

Finance News – Acionistas que têm ações de empresas que pagam dividendos devem se preocupar?

Luís Sales – Podemos ver algum impacto sim nas empresas, mas não deve alterar a tese de investimento na maioria das companhias, uma vez que devemos observar, em contrapartida, redução do IRPJ, que aumentaria a distribuição de dividendos.  

Finance News – O ministro Paulo Guedes não revelou detalhes, mas seria possível estimar como seria essa tributação, qual o percentual?

Luís Sales  – Não temos esse cálculo.

Finance News – Quem tem uma estratégia baseada em dividendos na Bolsa (comprar ações de empresas boas pagadoras de dividendos) deve repensar essa estratégia?

Luís Sales – Pode fazer sentido aumentar a exposição a empresas que reinvestem seus lucros, essa pode ser uma alternativa de maior retorno no médio e longo prazo. Contudo, a estratégia de dividendos ainda deve ser uma alternativa interessante.

Notícias corporativas

Petrobras conclui a venda da TAG e recebe R$ 1 bilhão

Vale: produção de minério cresce no segundo trimestre 

Banese vai pagar dividendos adicionais

Braskem capta US$ 600 mi com bônus híbrido. Recursos irão para pré-pagamento de dívidas

Minerva nega tratativa sobre possível operação com a Marfrig

 

 

Whatsapp do Finance News:

Para receber notícias entre no grupo pelo link: 

https://chat.whatsapp.com/ESDrmZahSQnKTG734q50zU