Petrobras inicia fase vinculante da NTS 

3 de julho de 2020 Por Redação

 

Publicado às 21h38min

 

Petrobras inicia fase vinculante da NTS 

A Petrobras (PETR3, PETR4) informou o início da fase vinculante referente à venda de sua participação remanescente de 10% na Nova Transportadora do Sudeste S.A. (NTS).

A petroleira explicou que os potenciais compradores classificados para essa fase receberão carta-convite com instruções detalhadas sobre o processo de desinvestimento, incluindo orientações para a realização de due diligence e para o envio das propostas vinculantes.

A NTS é uma companhia que atua no setor de transporte de gás natural, detendo atualmente autorizações de longo prazo para operar e administrar um sistema de gasodutos de cerca de 2 mil km e com capacidade para transportar 158,2 MMm³/d de gás natural.

Os gasodutos da NTS se localizam nos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo (responsáveis por 50% do consumo de gás natural no Brasil) e se conectam ao gasoduto Brasil-Bolívia, à rede de transporte da TAG, ao terminal de regaseificação de GNL da Baía de Guanabara e às plantas de processamento de gás natural produzido na Bacia de Campos e no pré-sal da Bacia de Santos.

Os outros sócios da NTS são o Nova Infraestrutura Fundo de Investimentos em Participações, fundo de investimentos gerido pela Brookfield Brasil Asset Management Investimentos Ltda, com 82,35% de participação acionária, e a Itaúsa com 7,65% de participação acionária.

Petrobras tem novo serviço de satélites

A Petrobras informou também que contratou um novo serviço de satélite que permitirá uma redução de 75% no tempo de transmissão de dados entre as plataformas e os centros de comando da companhia.

“O tempo de transmissão (round trip time – RTT) foi reduzido devido a conexão por meio de satélites que orbitam o planeta em altitude média, cerca de 8 mil quilômetros, ao invés de satélites geoestacionário situados a 36 mil quilômetros. A redução do RTT agiliza o uso de aplicações digitais em tempo real, como chamadas de voz, videoconferências, sistemas corporativos e operacionais, como telas de automação”, afirmou em comunicado.

Ainda segundo a estatal, a tecnologia aumenta a produtividade através da maior velocidade de transmissão de dados com maior qualidade, possibilitando por exemplo, a análise remota de equipamentos.

A nova tecnologia foi instalada nas plataformas P-68 e P-66, no pré-sal da Bacia de Santos, e será estendida a outras plataformas no campo de Búzios, Lula, Berbigão e Atapu.

“A contratação desse serviço de satélites está em linha com a estratégia da Petrobras que visa reduzir custos e aumentar a produtividade com auxílio da transformação digital”, afirmou a petroleira.