B3 inicia a aceitação em garantia de ETFs de Renda Fixa

29 de junho de 2020 Por Redação

 

Publicado às 16h15min

 

A partir desta segunda-feira, 29, a B3 passará a aceitar cotas de ETF de Renda Fixa como margem de garantia. A nova modalidade visa estimular o desenvolvimento do mercado de ETF de Renda Fixa oferecendo maior eficiência na alocação de capital e potencializando a utilização do produto.

Dentre os diversos procedimentos que garantem a segurança do mercado, a utilização de garantias é uma ferramenta que assegura operações no mercado de bolsa, como negociação de ações, units, derivativos de juros e moedas etc. Em cada contrato é exigido uma garantia que sustenta uma posição, ou seja, antes da operação acontecer, é necessário que se deposite uma margem que protege os participantes do mercado.

Hoje, o depósito de garantias pode ser realizado em dinheiro (real ou dólar), bem como pelo depósito de outros ativos, como títulos públicos federais, ações, entre outros. “A inclusão do ETF de Renda Fixa como uma possibilidade de aceitação em garantia, não só proporciona maior eficiência na alocação de capital, como também aumenta as possibilidades de utilização do produto”, ressalta Marcos Skistymas, superintendente de Juros e Moedas da B3.

Os critérios para elegibilidade e o cálculo do limite de aceitação em garantia podem ser encontrados no Manual de Administração de Risco da Câmara de Compensação e Liquidação da BM&FBOVESPA (Câmara B3).

Sobre os ETFs de Renda Fixa
O ETF de Renda Fixa é fundo negociado em Bolsa que busca refletir as variações e a rentabilidade de índices de renda fixa. Esse produto traz uma série de vantagens aos investidores, como: liquidez, uma vez que por ser negociado em bolsa pode ser comprado e vendido como se fosse uma ação; diversificação, com apenas uma transação o ETF proporciona o investimento em uma variada carteira de produtos financeiros; e transparência, com divulgação diária da composição da carteira do índice e formação de preço em bolsa.

Fonte: B3