Veja por que as ações da Cosan Log e da Rumo sobem com força

27 de maio de 2020 Por Redação

 

Publicado às 13h54min

 

As ações da Cosan Log (RLOG3) e da Rumo (RAIL3) começaram a subir com força no fim da manhã desta quarta, 27.

A Cosan Log divulgou um fato relevante informando que a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e a Rumo assinaram hoje a renovação antecipada da concessão ferroviária da Malha Paulista.

A companhia que vai operar o trecho é a Rumo Malha Paulista, controlada pela Rumo.

O contrato original, que venceria em 2028, foi renovado por mais 30 anos, mediante uma série de contrapartidas.

Os papéis RLOG3 subiam às 14h +6,53% e os RAIL3 +5,23%.

Em fato relevante, a Rumo explicou que o novo valor da outorga da concessão será de aproximadamente R$ 2,9 bilhões (em valores atuais), valor este a ser pago em parcelas trimestrais ao longo da vigência contratual prevista até 2058, e os investimentos estão estimados em R$ 6,1 bilhões (em valores atuais) neste mesmo período.

Para o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, a renovação do contrato representa um marco histórico para destravar a logística e equilibrar a matriz de transporte do país. “A vantajosidade da renovação antecipada ficou demonstrada e atestada pelo TCU [Tribunal de Contas da União] ao longo desses [quatro] anos de tramitação do processo, o que revela que a infraestrutura tem sido encarada como uma questão de Estado”, disse em comunicado.

O sistema ferroviário tem 1.989 quilômetros de extensão entre Santa Fé do Sul (SP), divisa com o Mato Grosso do Sul, e o Porto de Santos (SP). Por seus trilhos, são movimentadas cargas de milho, soja, açúcar, farelo de soja, álcool, derivados de petróleo e contêineres.

A Rumo dará mais detalhes sobre a renovação na teleconferência de resultados do 1T20, nesta quinta, 28 de maio de 2020, às 14h.

 

Whatsapp do Finance News:

Para receber notícias entre no grupo pelo link: https://chat.whatsapp.com/LMIBM7qJAx96sbQ3RFC9uR