MANCHETE SECUNDÁRIA

Regra de ouro não será cumprida nos próximos anos, diz Mansueto

Secretário do Tesouro Nacional, Mansueto Almeida

 

 

Publicado às 13h32min

O secretário do Tesouro Nacional, Mansueto Almeida, afirmou hoje (14) que a regra de ouro precisará ser revista porque não será possível cumpri-la nos próximos anos. Mansueto Almeida participa de audiência pública virtual promovida pela Comissão Mista do Congresso Nacional para acompanhar a situação fiscal e a execução orçamentária e financeira das medidas relacionadas ao novo coronavírus, causador da covid-19.

A regra de ouro proíbe o Executivo de se endividar para pagar as despesas correntes – como são chamados os gastos da administração pública para manter seus serviços em funcionamento.

Mansueto Almeida lembrou que, desde o ano passado, a regra de ouro não é cumprida. “A regra de ouro é boa, mas o gasto e a perda de receita ficaram tão grandes, o buraco fiscal ficou tão grande, que hoje a gente tem que pedir emprestado para pagar despesas correntes essenciais. A gente vai ter que mudar a regra de ouro”, disse o secretário. Ele acrescentou que a regra não deve ser cumprida até o final do atual governo e “talvez não seja cumprida no início do próximo também”.

Dívida pública

O secretário disse que a dívida pública é alta, mas destacou que a preocupação do mercado é com a trajetória do endividamento nos próximos anos. “O mercado não consegue enxergar a dívida caindo em relação ao tamanho da economia.”

De acordo com Mansueto, quanto mais o mercado tem dúvida sobre a trajetória da dívida, mais pede prêmio de risco para financiar o governo.

O secretário estimou que a dívida pública encerre este ano em cerca de 90% do Produto Interno Bruto (PIB, soma de todos os bens e serviços produzidos no país). Ele acrescentou que a média da relação entre dívida e PIB dos países emergentes é de 50%. Para lidar com essa situação, será preciso manter o ajuste fiscal nos próximos anos, afirmou.

Mansueto disse também que o aumento de gastos este ano será necessário para enfrentar a pandemia de covid-19, mas ressaltou que a expansão de despesas deve ser limitada a 2020. “Esse gasto é para despesa temporária, não para permanente.”

Investimento privado

O secretário do Tesouro disse ainda que a retomada da economia precisará de investimento privado. “E investimento privado vem. Olha o caso dos aeroportos no Brasil. A gente se acostumou no Brasil, por mais de 40 anos, que todos os aeroportos fossem públicos. Os aeroportos passaram para investimento privado. O serviço piorou? Não piorou.”

Mansueto citou também as radovias, lembrando que várias são concessões que pagam pedágio, e diversas distribuidoras de energia elétrica, que foram privatizadas, e o serviço melhorou. “O grande fator de recuperação tem que ser o investimento, em especial o privado. Se tiver marco regulatório, o investimento vem”, enfatizou.

Informações da Agência Brasil

 

Published by
Redação

Recent Posts

Confira as companhias que divulgaram informações sobre JCP e dividendos na semana

  Publicado às 0h01   A seguir confira as companhias que divulgaram informações sobre proventos…

20 de abril de 2024

Petrobras informa sobre manifestação do conselho sobre distribuição de dividendos

  Publicado às 23h16   Em um fato relevante enviado ao mercado na noite desta…

19 de abril de 2024

Assembleia da Desktop (DESK3) aprova dividendo

  Publicado às 21h16   Acionistas da Desktop (DESK3) reunidos em assembleia nesta sexta-feira, 19,…

19 de abril de 2024

Embraer registra maior carteira de pedidos dos últimos 7 anos e aumento de 67% nas entregas no 1T24

  Publicado às 20h56   A Embraer (EMBR3) entregou 25 jatos no primeiro trimestre de…

19 de abril de 2024

Vibra Energia (VBBR3): Sergio Rial é eleito presidente do conselho de administração

  Publicado às 20h36   A Vibra Energia (VBBR3) informou nesta sexta-feira, 19, que seu…

19 de abril de 2024

Acionistas da Alupar (ALUP11) aprovam aumento do capital com bonificação de ações

  Publicado às 20h06   Acionistas da Alupar Investimento (ALUP11) reunidos em assembleia realizada nesta…

19 de abril de 2024