Por que a fala de Powell preocupou os mercados?

13 de maio de 2020 Por Redação

 

Publicado às 13h45min

Atualizado às 14h36min

 

O presidente do Federal Reserve, o Banco Central americano, Jerome Powell, palestrou pela manhã via webcast para o Instituto Peterson de Economia Internacional.

Analistas destacam três pontos que trouxeram preocupação para os mercados e levaram os principais índices de ações em Nova York a virar para queda.

1. Incerteza:

O presidente do Federal Reserve traçou um panorama incerto da economia no curto prazo. Incerteza é algo que analistas, traders e investidores não gostam.

Powell disse que mais medidas podem ser necessárias para tirar os Estados Unidos da crise do novo coronavírus, o que pode ser positivo no médio prazo, mas no curto é a prova de que a situação é crítica.

2. Período longo:

O chefe do Fed alertou que a economia americana pode enfrentar um ‘período prolongado’ de crescimento fraco. Esse ponto é um alerta a quem pensava que a crise seria passageira e reforça o cenário de uma segunda onda de contaminações com novas medidas de fechamento da economia, se necessário.

3. Crise sem precedentes:

Também chamou a atenção o fato de Powell avaliar que estamos diante de um evento inédito, incomparável com as crises vividas nas últimas sete décadas. “O alcance e a velocidade dessa crise não têm precedentes modernos, e são significativamente piores do que qualquer recessão desde a Segunda Guerra Mundial”, disse Powell.

Bolsas caem nos EUA

Nos EUA, o Dow Jones e o S&P 500 caíam mais de 2% às 14h35min.

Ibovespa

No Brasil o Ibovespa virou para queda no fim da manhã mas às 14h35min voltava ao positivo com leve valorização de +0,30% aos 78.103 pontos. A pressão negativa vinha principalmente das ações dos bancos e da Petrobras que tinham queda.

Destaques do pregão na B3

Braskem sobe com recomendação

As ações da Braskem (BRKM5) subiam com a recomendação elevada pelos analistas do UBS de “venda” para “compra”. O preço-alvo foi projetado em R$ 28,00. 

Exportadoras em alta

Frigoríficos e companhias de papel e celulose, estão entre as maiores altas do Ibovespa nesta quarta-feira. 

Com a valorização do dólar, os papéis da BRF (BRFS3), JBS (JBSS3), Klabin (KLBN11) e Suzano (SUZB3) registram alta de mais de 4%.

Fique atento:

Empresas que divulgam resultado nesta quarta, 13, após o pregão: Via Varejo, Pão de Açúcar, Ultrapar, Sul América, Hapvida, SLC, Movida e Enauta.

 

 

 

Whatsapp do Finance News:

Para receber notícias entre no grupo pelo link: https://chat.whatsapp.com/IFSLrvRYtRbIsuI4lxgzvB