IRB: Susep instaura fiscalização especial 

11 de maio de 2020 Por Redação

 

Publicado às 9h14min

 

O IRB-Brasil Resseguros (IRBR3) informou nesta segunda, 11, que foi notificado pela Susep (Superintendência de Seguros Privados – entidade que supervisiona o setor), da decisão de instauração de Fiscalização Especial. 

O medida da Susep ocorre  em razão de a companhia apresentar insuficiência na composição dos ativos garantidores de provisões técnicas e consequentemente da liquidez regulatória. 

Segundo o IRB, a decisão poderá ser revertida assim que as provisões técnicas se adequarem às normas vigentes. 

“A companhia avaliou a questão, inclusive em reunião extraordinária do Conselho de Administração em 08/05/2020, no sentido de prover alternativas para solucionar a cobertura das provisões técnicas, de acordo com a legislação vigente. Tal situação decorre, em especial, dos efeitos da variação cambial sobre as provisões técnicas da companhia em moeda estrangeira, tendo em vista o cenário causado pelo Covid19”, afirmou o IRB em fato relevante enviado ao mercado na manhã de hoje.

Outro fator identificado foi o aumento das provisões de sinistros a liquidar durante o primeiro quadrimestre de 2020. 

Ainda de acordo com o comunicado do IRB, a companhia observa elevado índice de solvência e de volume de ativos livres. “Em virtude de determinadas características, esses ativos não são aceitos pelo órgão regulador (Suspep) para os fins previstos na Resolução CNSP 321/2015, que dispõe sobre coberturas das Provisões Técnicas e da Margem Adicional de Liquidez Regulatória”, explicou.

A resseguradora informou que está “comprometida e empenhada” em encontrar alternativas para solucionar a questão, com a maior brevidade possível, mesmo no atual cenário adverso motivado pela Covid-9. 

“O IRB compromete-se a auxiliar a SUSEP no que for necessário; a manter o mercado informado; e entende que a Decisão não afeta a administração regular dos seus negócios”, destacou a empresa no comunicado.

 

 

 

Whatsapp do Finance News:

Para receber notícias entre no grupo pelo link: https://chat.whatsapp.com/IFSLrvRYtRbIsuI4lxgzvB