Fique atento: eventos no radar do mercado nesta semana

31 de maio de 2020 Por Redação

 

 

Dados da China

O mercado vai repercutir alguns indicadores da economia chinesa. O índice de gerentes de compras (PMI na sigla em inglês) da China, veio abaixo do esperado, conforme divulgado neste domingo, 31. 

O índice de gerentes de compras (PMI) do setor manufatureiro ficou em 50,6. O projetado pelo mercado era 51. Acima de 50 indica expansão, enquanto uma leitura abaixo reflete contração.

o índice de gerentes de compras (PMI) do setor não-industrial chegou a 53,6 em maio, ante 53,2 em abril, informou o Bureau Nacional de Estatísticas.

Dados do emprego nos EUA

O mercado vai estar de olho nesta semana no relatório de emprego nos EUA, o chamado payroll. Analistas esperam o corte de 8 milhões de empregos em maio. O payroll é importante porque é levado em consideração pelo Banco Central americano na formulação da política de juros.

Leilão do BC

O Banco Central do Brasil anunciou para segunda, 1°, um leilão repo, de operação compromissada em moeda estrangeira. O dólar comercial caiu -4,19% na semana passada e -1,79% no mês de maio.

Produção industrial no Brasil

O impacto da Covid-19 na atividade econômica começa a ser melhor dimensionado com indicadores que vão ser apresentados esta semana.

O IBGE divulga na quarta, 3, dados da produção industrial de abril no Brasil. Outro indicador importante, o PMI (índice gerente de compras, na sigla em inglês) do setor manufatureiro de maio será nesta segunda, 1° de junho.

Europa: BCE e Alemanha

Na Europa, a Alemanha vai divulgar dados da atividade econômica na próxima semana, como PMI, na quarta, 3. Nesse mesmo dia serão revelados números do desemprego no país. 

Já o Banco Central Europeu (BCE) vai se reunir na quinta, 4, e a expectativa é de manutenção das taxas de juros na Eurozona. A decisão será comunicada às 8h45min.

Tensão entre Planalto e STF

O mercado monitora também a tensão entre o Planalto e o Supremo Tribunal Federal. 

O ministro Celso de Mello enviou a colegas ministros em um grupo de WhatsApp uma mensagem de texto em que compara o Brasil à Alemanha comandada por Hitler. O decano ressaltou que “bolsonaristas odeiam a democracia” e almejam instaurar no Brasil “uma abjeta ditadura militar”. Celso de Mello é o relator do inquérito que investiga as acusações de que Bolsonaro tentou intervir politicamente na Polícia Federal. 

Bolsonaro participou de um protesto com críticas ao STF e ao Congresso, em Brasília neste domingo.

Já em São Paulo um protesto pró-democracia organizado por integrantes de torcidas de futebol começou de forma pacífica, mas teve confusão com apoiadores de Bolsonaro e, acabou em confronto com a polícia. 

Onda de protestos nos EUA

A onda de protestos cresce nos Estados Unidos e também ganha a atenção de analistas e investidores. Manifestantes voltaram às ruas nas principais cidades americanas neste domingo, em mais um dia de protestos contra o racismo após a morte do ex-segurança George Floyd, que foi imobilizado por um policial. Alguns dos centros urbanos americanos decretaram ou prolongaram toque de recolher.

O impacto das manifestações na política americana e o risco de aumento de contágios por coronavírus são algumas das consequências que estão no radar do mercado.

Destaques corporativos

O conselho de administração do grupo SBF, dono da Centauro (CNTO3) enviou à Comissão de Valores Mobiliários na semana passada pedido de oferta pública de ações ordinárias. A oferta inclui 25 milhões de ações e a possibilidade de um lote adicional de até 35% mais papéis. O período de reserva se encerra no dia 2 de junho e na quinta-feira, 4, será definido o preço por ação. Os recursos devem ser utilizados para aquisições, segundo o prospecto apresentado pela empresa. 

Também está no radar de analistas e investidores a Via Varejo (VVAR3), que se prepara para fazer uma oferta follow-on bilionária, e a Ambipar, que pediu a retomada da análise de sua oferta inicial.

Empresas que divulgam resultado na semana

Segunda, 1°

Embraer: antes da abertura dos mercados

Alupar: após o fechamento dos mercados

Terça, 2 

Braskem: (não revelou o turno)

Quarta, 3

Fras-le: após o fechamento dos mercados

Quinta, 4

BR Malls, Randon – após o fechamento dos mercados

Veja também:

Estudo gráfico

Assista ao estudo do gráfico do Ibov, Petr4, Vale3, Ugpa3, Vvar3, Bbas3, Bbdc4, Sanb11, Itub4, Itsa4 e de outros papéis

Foi notícia no fim de semana

Cosan: lucro líquido cai 74,2% no 1T20

CVC adia (de novo) a divulgação do resultado do 1T20

Petrobras conclui a venda de sete campos terrestres por R$ R$ 676,8 milhões

Taurus assina MoU com ‘importante empresa brasileira do ramo automotivo’ para criar joint venture

Entrevista

Fundos de arbitragem: quanto rendem, vantagens, riscos e outros detalhes

 

 

Whatsapp do Finance News:

Para receber notícias entre no grupo pelo link: https://chat.whatsapp.com/LMIBM7qJAx96sbQ3RFC9uR