MANCHETE SECUNDÁRIA

Standard & Poor’s reduz perspectiva da nota do Brasil para estável

 

Publicado às 22h45min

 

A agência de classificação de risco Standard & Poor’s (S&P) reduziu de positiva para estável a perspectiva da nota da dívida pública brasileira. A decisão foi divulgada na noite desta segunda-feira (6) e ocorre quase quatro meses depois de a agência ter indicado que poderia subir a nota do país.

A perspectiva estável significa que a agência não pretende mudar a nota do país nos próximos dois anos. Atualmente, a S&P concede nota BB- para o Brasil, três níveis abaixo do grau de investimento, garantia de que o país não corre risco de dar calote na dívida pública. A perspectiva positiva indica que a nota poderia ser elevada.

Em comunicado, a S&P citou três fatores para justificar a decisão. O primeiro foi a desaceleração ou a queda no Produto Interno Bruto (PIB, soma das riquezas produzidas) neste ano decorrente do agravamento da crise provocada pela pandemia de coronavírus. O segundo é o aumento de gastos pelo governo para enfrentar a Covid-19 e evitar demissões em massa. As despesas maiores elevam a dívida pública.

A agência, no entanto, citou como agravante a tensão política. Segundo o comunicado, existe um “aumento de incerteza em relação a capacidade de avançar na agenda de reformas estruturais uma vez que a pandemia se dissipe, dado o desentendimento contínuo entre os poderes Executivo e Legislativo”.

Desde janeiro de 2018, a S&P enquadra o Brasil três níveis abaixo do grau de investimento, mesma nota concedida pela Fitch, outra das principais agências de classificação de risco. A Moody’s classifica o país dois níveis abaixo do grau de investimento.

Procurado pela Agência Brasil, o Ministério da Economia informou que não comentará a diminuição da perspectiva da nota brasileira pela S&P.

Informações da Agência Brasil

 

Published by
Redação

Recent Posts

C&A Modas (CEAB3) poderá recomprar até 3 milhões de ações

  Publicado às 19h35   O conselho de administração da C&A Modas (CEAB3) aprovou a…

18 de abril de 2024

Assista à análise de fechamento do mercado 18/04

  Publicado às 18h46   O analista Caique Stein faz a análise do Ibovespa, Petr4,…

18 de abril de 2024

Tim (TIMS3) antecipa pagamento de 1° parcela de dividendo para 22/04

  Publicado às 18h41   A Tim (TIMS3) informou nesta quinta-feira, 18, após o fechamento…

18 de abril de 2024

Assembleia da Vibra (VBBR3) aprova pagamento de dividendos

  Publicado às 18h20   Acionistas da Vibra Energia (VBBR3) reunidos em assembleia geral nesta…

18 de abril de 2024

Assembleia da Unipar (UNIP3, UNIP6) aprova aumento do capital com bonificação

  Publicado às 18h   Acionistas da Unipar Carbocloro (UNIP3, UNIP6) reunidos em assembleia nesta…

18 de abril de 2024