PIB da China cai 6,8% no 1T20. Produção industrial cai menos que o esperado

16 de abril de 2020 Por Redação

 

Publicado às 23h06min

O impacto da crise do novo coronavírus na economia chinesa foi conhecido na noite desta quinta-feira, 16.

Às 23h (hora de Brasília) o governo divulgou que o Produto Interno Bruto (PIB) do gigante asiático caiu -6,8% no primeiro trimestre deste ano.

Estimativas reunidas pela agência Bloomberg apontam para uma queda de 6% no primeiro trimestre, na comparação anual. Já os dados coletados pela Reuters estimavam queda de 6,5%.

É a primeira retração da economia desde que os dados trimestrais do país começaram a ser divulgados na década de 1990. 

Também foi divulgada a produção industrial. Em março caiu -1,1%. O previsto era -7,3%.

Já as vendas no varejo caíram -15,8%. O projetado era -10%.

Trump diz que economia dos EUA pode ser aberta ‘literalmente amanhã’

Mais cedo, nos Estados Unidos, o presidente americano Donald Trump afirmou que estados com população pequena, onde o coronavírus não é um problema, podem reabrir suas economias “literalmente amanhã”.

“Com base nos dados mais recentes, nossa equipe de especialistas agora concorda que podemos começar a próxima frente de nossa guerra, que estamos chamando de ‘Abrindo a América novamente.’ E é isso que estamos fazendo”, disse o presidente dos EUA.

Analistas e investidores aguardavam com expectativa a fala do presidente americano desde ontem, quando ele prometeu que anunciaria “novas orientações” para a reabertura da economia. 

Os Estados Unidos são o país com o maior número de infecções e mortes pelo novo coronavírus. O país registra 31.590 mortes e 648.788 infecções.

Às 23h04min o Dow Jones futuro e o S&P futuro subiam respectivamente +3,59% e +3,20%.

Documentos obtidos pela imprensa dos EUA sugerem que o Trump terá uma abordagem cautelosa para abrir a economia, com um retorno gradual das pessoas aos lugares públicos.

O site Market Watch divulgou que parte da alta dos índices futuros se deve também aos resultados positivos do uso do remdesivir para o tratamento de doentes da Covid-19. A droga indicou resultados promissores no tratamento da nova cepa do coronavírus. 

Leia também:

Log Commercial Properties anuncia dividendos

Enauta vai pagar dividendos intermediários de R$ 1,14 por ação

 

 

 

 

Whatsapp do Finance News:

Para receber notícias entre no grupo pelo link: https://chat.whatsapp.com/Hb7lGtDCpzsFQkCdB6UE1m