- Finance News - https://financenews.com.br -

Fitch afirma ratings da Eneva e da Tietê

 

Publicado às 14h23min

A agência Fitch removeu a observação “negativa” e afirmou os ratings nacionais de longo prazo ‘AA+(bra)’ (AA mais (bra)) da Eneva (ENEV3) e da AES Tietê Energia (TIET4, TIET11). 

Ao mesmo tempo, a agência atribuiu perspectiva “estável” aos ratings. 

Segundo a Fitch, a remoção da observação negativa dos ratings de ambas as empresas segue o encerramento das negociações para combinação de negócios proposta pela Eneva à Tietê. 

Pela proposta, a Eneva incorporaria as ações da Tietê, por meio da entrega de ações ordinárias por ela emitidas aos acionistas da Tietê, que passariam a deter 22,58% do capital social da Eneva. A oferta abrangia, ainda, o pagamento de aproximadamente R$ 2,8 bilhões aos acionistas da Tietê. 

Para a Fitch, a combinação da Eneva com a Tietê, se concluída da forma proposta, levaria a alavancagem financeira líquida consolidada das empresas para uma faixa de 4,0 vezes a 5,0 vezes nos próximos dois anos — o que não seria condizente com os atuais ratings de ambas as companhias. Com o encerramento das negociações, os ratings das duas empresas voltam a refletir os seus respectivos perfis individuais de crédito.