É preciso pressa para comprar ações agora?

30 de abril de 2020 Por Redação

Admilson Longo Jr., CEO da Fiere Investimentos

 

Com medo de perder uma possível forte alta da Bolsa, muita gente pode acabar comprando por impulso ações e se expor demasiadamente ao risco da renda variável. Sobre o tema, conversamos com o CEO da Fiere Investimentos, Admilson Longo Jr. 

 

Finance News – Você fez uma live recentemente onde explica matematicamente o potencial de alta da Bolsa. Pode comentar os fundamentos de sua análise?

Admilson Longo Jr. – O motivo de ter feito esse conteúdo para meu seguidores, clientes e amigos foi no sentido de tentar trazer um pouco mais de tranquilidade a todos, que percebo estarem extremamente ansiosos com o discurso pregado por muitos no mercado de “chance única de investir e multiplicar o capital” como se o mercado financeiro fosse estar mais barato ou coisa do gênero. Isso faz com que possas inexperientes cometam loucuras, invistam recursos que não são para esse mercado, comprometam reservas de curso prazo para não perder a oportunidade ou investem achando que não vai cair mais.

Eu sempre gosto de destacar que em nossa tese de investimentos em Renda Variável temos uma máxima: “nada subiu muito que não possa subir mais e também nada caiu muito que não possa cair mais”.

Mas voltando ao ponto de vista matemático do movimento realizado pelo Ibovespa, vamos a alguns dados (veja o gráfico abaixo).

Em janeiro/2020 (A) o índice Bovespa atingiu sua máxima aos 119.593 pontos. Após as primeiras notícias do novo vírus no China o índice amargou uma queda rápida até meados de março/2020 (B), quando o valor chegou aos 61.690 pontos. Nesse movimento o mercado teve uma queda da ordem de 48,4%. Dado esse momento, a cada dia de alta dos ativos os investidores ficavam aflitos para se posicionarem, com medo de perderem o movimento de retomada. Ocorre que muitos não se atentam que não é preciso tanta pressa para isso, sendo “melhor” aguardar uma confirmação do movimento, pois para o índice retornar ao seu pico era preciso uma alta da ordem de 93,8%.

Até abril/2020 (C) o índice atingiu o valor máximo de 81.933 pontos, que é equivalente a uma alta de 32,8% do seu valor mínimo. Desses níveis de preço estamos a 45,9% do valor máximo atingido em janeiro/2020 (A) e a 24,7% de queda do valor mínimo março/2020 (B), ou seja, é preciso cautela para investir.

Gráfico diário do Ibovespa

 

Em resumo:

Do ponto A até B temos queda de 48,4%

Do ponto B até A precisamos de uma alta de 93,8%

Do ponto B até C tivemos uma alta de 32,8%

Do ponto C até A precisamos de uma alta de 45,9%

Do ponto C até B teríamos uma queda de 24,7%

 

Finance News – Então por que o investidor não deve se apressar para comprar ações? 

Admilson Longo Jr. – Dependendo do objetivo e da estratégia do investidor não é preciso se apressar em comprar, pois há possibilidade de se aguardar para ter maior clareza sobre o futuro, para que se posicione com maior firmeza. Cabe sempre ressaltar que isso depende muito da estratégia: há quem invista para especular e nesse caso a prioridade é diferente.

Para que utiliza uma estratégia de buy and hold, com compras constantes, também pode ir comprando a qualquer preço pelo fato de comprar sempre. Fora esses dois casos, o investidor não precisa ter pressa. Cabe levar em conta que os “problemas” que trouxeram a grande queda do mercado ainda não foram solucionados.

Finance News – Por que investir em ações de boas empresas (com bons fundamentos) para o longo prazo (vários anos) é uma boa estratégia? 

Admilson Longo Jr. – Sem dúvidas boas empresas de alguns setores estratégicos são menos afetados e sempre que se investe com visão realmente de longo prazo a tendência sempre é de ganho. Para diminuir o “peso” da responsabilidade do investidor de escolher determinadas ações uma opção bastante interessante a se considerar é realizar o investimento através dos ETF (Exchange Traded Funds, fundos de índices comercializados como ações), pouco difundido no Brasil. Mas é uma opção bastante interessante diversificar os investimentos em ETF.

Finance News – Como selecionar empresas com bons fundamentos? Quais os critérios básicos?

Admilson Longo Jr. – Existem diversas análises que podem ser feitas, mas nem sempre é fácil para pessoas que não tenham vivência no mercado financeiro. Por conta disso, em minha visão, o uso do ETF como instrumento.  

Finance News – Para quem está com dúvidas ou não tem tempo, uma assessoria como a Fiere, faz esse tipo de trabalho (montar uma carteira de ações)? 

Admilson Longo Jr. – A Fiere é uma gestora de investimentos, que atua de forma 100% personalizada, de acordo com os objetivos de cada investidor. Quanto aos investimentos em ações nós temos um time de especialistas que “monta” a carteira de ações e acompanha em tempo integral, realizando a gestão ativa dos investimentos visando a rentabilidade de longo prazo.

 

Serviço: para conhecer mais sobre a Fiere Investimentos, acesse: https://www.fiere.com.br/