- Finance News - https://financenews.com.br -

Dúvidas sobre dólar, Bolsa e investimento em meio à crise?

 

Publicado às 12h11min

Dúvidas sobre dólar, Bolsa e investimento em meio à crise? Analista comenta 

A crise provocada pelo novo coronavírus aumentou a incerteza nos mercados e trouxe forte volatilidade para a renda variável.

O Finance News entrevistou Henrique Esteter, analista da Guide Investimentos, sobre alguns dos temas que despertam mais dúvidas neste momento. Confira:

 

Finance News – Quem gosta de fazer operações de curto prazo na Bolsa (swingtrading ou daytrading), quais cuidados deve tomar?

Henrique Esteter – As pessoas que focam em investimento de curto prazo devem tomar cuidado redobrado no momento atual, tendo em vista que a volatilidade deve permanecer elevada nas próximas semanas. Acredito que devam analisar a fundo se o risco x retorno da operação faz sentido, dado o elevado potencial de perda decorrente das fortes movimentações do mercado.

Finance News – Quem tem investimento em ações para o longo prazo (5, 10 anos), o que fazer?

Henrique Esteter – Para aqueles que focam no investimento de longo prazo, acredito que o ideal é manter a tranquilidade. Os choques de curto prazo costumam ser disseminados com o passar do tempo e, caso o ativo que o investidor esteja alocado seja uma empresa sólida, muito provavelmente conseguirá superar perdas do curto prazo.

Finance News – É hora de comprar ações de empresas com bons fundamentos para o longo prazo? Ou o investidor deve esperar mais?

Henrique Esteter – Nos momentos de fortes quedas, como presenciamos nos últimos dias, é extremamente difícil encontrar o ponto de inflexão do mercado. Por conta disso, caso a empresa escolhida seja boa em fundamentos, é interessante ir comprando aos poucos, para que possa fazer um preço médio interessante e conseguir bom retorno ao longo do tempo.

Finance News – É possível estimar quando haverá a reversão da tendência de baixa do Ibovespa que começou em fevereiro?

Henrique Esteter – Acredito que seja extremamente difícil saber quando haverá reversão, tendo em vista que o noticiário segue muito nebuloso e não há nenhuma perspectiva para que a situação se altere.

Finance News – Quem tem perfil mais arrojado mas não quer a volatilidade da Bolsa, tem outra opção neste momento, na renda variável?

Henrique Esteter – É possível investir em diversos instrumentos financeiros limitando a volatilidade na bolsa. Um deles seria estruturação de ativos listados em bolsa que, quando combinado com opções de vendas (puts), abre a possibilidade de obter retorno com o ativo (caso ele se valorize) e reduzir suas perdas (caso desvalorize) por fazer uso de tal derivativo.

Finance News – Ainda vale a pena investir em dólares ou produtos atrelados a essa moeda?

Henrique Esteter – A instabilidade econômica global deve perdurar por um bom tempo. Nesses momentos, os ativos mais seguros tendem a receber um fluxo maior de investimento, o que é o caso do dólar. Além disso, as medidas implementadas para o combate do coronavírus devem ter impacto nas contas fiscais do governo brasileiro. Dessa forma, a insegurança econômica deve elevar o risco país, o que também reflete na desvalorização da moeda local. Portanto, acredito que ainda há espaço para valorização da moeda americana frente ao real.

 

 

 

 

Whatsapp do Finance News:

Para receber notícias entre no grupo pelo link: https://chat.whatsapp.com/Hb7lGtDCpzsFQkCdB6UE1m [1]