Vale: ‘podemos vir a enfrentar dificuldades operacionais’

12 de março de 2020 Por Redação

 

Publicado às 21h20min

A Vale (VALE3) informou em fato relevante nesta quinta, 12, à noite, sobre os desdobramentos relacionados ao coronavírus.

“Conforme o surto se desenvolve nas regiões onde nossas operações estão concentradas, nós podemos vir a enfrentar dificuldades operacionais relacionadas à força de trabalho e podemos ter que vir a adotar medidas de contingência ou eventualmente suspender operações”, alertou a mineradora.

A empresa informou que uma parcela significativa de suas receitas é originada em vendas realizadas para clientes na Ásia e Europa (63,3% e 13,8% respectivamente). 

A Vale ressaltou que depende de uma extensa cadeia de logística e de fornecedores, incluindo diversos portos, centros de distribuição e fornecedores que tem operações nas regiões afetadas pela pandemia.

“Até o momento, não sofremos qualquer impacto material com relação ao coronavírus em nossas operações, logística, vendas ou situação financeira, assim como nenhum de nossos empregados foi testado positivamente para a infecção”, afirmou a companhia. 

No entanto, destacou que dada a dinâmica incerta da evolução da epidemia, “é impossível prever o impacto final que este poderá ter sobre o mercado financeiro e a economia global e, consequentemente, sobre o nosso negócio”. 

A Vale informou que vem tomando todas as medidas necessárias para apoiar a prevenção do COVID-19 em suas operações, entre elas: foram criados um comitê técnico de crise e um comitê executivo para gerir as ações resultantes desta pandemia; todas as viagens de negócios e eventos não-essenciais foram cancelados ou postecipados até novas orientações; todos os empregados da Vale retornando de viagens internacionais estão instruídos a contactar o departamento de saúde da companhia por telefone antes de retornar às atividades, mesmo que não apresentem nenhum sintoma de contaminação; em escritórios em países onde o COVID-19 tem apresentado um impacto mais severo, a Vale implementou a rotina de trabalho remoto (home office).

Leia também:

Br Malls: lucro líquido ajustado do 4T19 cresce 5,3%. No ano subiu 20,4%

Energisa tem queda no lucro líquido no 4T19

Qualicorp: lucro líquido tem queda no 4T19

Bolsonaro pede que população repense ida a manifestações de domingo

Assista à análise do Ibovespa, Petr4, Vale3, Mglu3, Bbdc4 e Jbss3

Governo antecipa pagamento do 13º para aposentados