Vale adota trabalho remoto

16 de março de 2020 Por Redação

Publicado às 22h32min

 

A Vale (VALE3) tomou a decisão de desacelerar a operação da mina de Voisey’s Bay e colocá-la em care and maintenance por um período de quatro semanas, como precaução para ajudar a proteger a saúde e o bem-estar das comunidades indígenas Nunatsiavut e Innu em Labrador diante da pandemia do COVID-19. 

“Embora nenhum de nossos funcionários tenha testado positivo para o coronavírus em nenhuma das operações globais da Vale, a Companhia tomou essa ação preventiva devido a localidade especialmente remota dessa área, com operações fly-in e fly-out e alta exposição a viagens”, explicou a mineradora. 

A Vale informou que trabalhará em conjunto com as comunidades e autoridades para garantir que as operações não atuem como catalisadores para inadvertidamente introduzir o vírus nessas comunidades. 

A planta de processamento de Long Harbour (LHPP) continua em operação e a produção de níquel e cobalto não deve ser afetada, dado que há disponibilidade de concentrado armazenado para alimentar a LHPP bem além do período de quatro semanas do care and maintenance. 

“A produção de cobre em Voisey’s Bay, no entanto, será reduzida na proporção do tempo de parada da mina (Voisey’s Bay produziu 25,0kt de cobre em concentrado em 2019). A decisão também afeta o projeto de Expansão da Mina de Voisey’s Bay, atualmente em transição para operações subterrâneas”, destacou a empresa.

A Vale também informou que, devido às restrições de viagens e transporte de equipamentos , resultado do surto do novo coronavírus, está revisando seus planos para a paralisação das plantas de processamento de carvão em Moçambique. 

A suspensão das operações teria início no 2T20 e a nova data está em avaliação, o que poderá afetar o guidance de produção de carvão para 2020. 

Devido ao surto do coronavírus, a grande maioria dos empregados da Vale e terceirizados de escritórios corporativos trabalhará em regime de trabalho remoto (home-office).