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Por que as grandes marcas investem em marketing digital?

 

POR QUE AS GRANDES MARCAS INVESTEM EM MARKETING DIGITAL?

 

O Marketing Digital é realidade no planejamento de diversas empresas. A compreensão de sua importância é o diferencial para qualquer empresa. Incluindo pequenos negócios e, até mesmo, empreendedores digitais autônomos.

Mas, por quê? Por que as grandes marcas investem em Marketing Digital? Talvez, a pergunta deveria ser “por que ainda tem gente que não investe?!”. Dada a praticidade e os vários recursos para atuar online! 

Confira agora a importância do Marketing Digital e como otimizar as ações online. 

O que é Marketing Digital?

O Marketing Digital é um conjunto de técnicas e estratégias voltadas para a comunicação. Através da web são feitas campanhas, análises, conteúdos e tarefas para ter boa presença online. Pense que a internet oferece altíssimo alcance de visualização e interação; engajamento. E, quanto maior for o envolvimento, maior é a oportunidade de venda e fidelização.

Inclusive, atualmente muitas empresas direcionam o investimento para a contratação de uma agência de marketing digital. Você sabe por quê? 

As agências de marketing digital possuem especialização e competência [1] necessárias para otimizar a presença online. Torná-la mais relevante, assertiva, cativante e fortalecida. E, por mais que as formas de atuação sejam estudadas, ter como aliado um grupo totalmente focado e especialista no assunto, intensifica o retorno. Aumenta as chances de captação de clientes. 

Com isso, o número de vendas só tende a crescer junto aos processos.

Principais razões para investir em Marketing Digital

Embora já tenhamos citado alguns motivos relevantes, vamos esmiuçar as principais razões para investir em Marketing Digital. Obviamente, é por esses e outros motivos que as grandes marcas investem na web. 

Captação de potenciais clientes

A publicidade e a propaganda [2] têm uma função desde sempre, antes mesmo da web: atrair e captar clientes. Com o Marketing Digital tudo se tornou mais fácil e mais barato. O ambiente digital se mostra um recurso que pode ser superior aos outros meios de comunicação. Aliás, a integração de todos os métodos (online e offline) é o melhor caminho.

Isso acontece porque, além do discurso, há maior chance de envolvimento com os consumidores. 

Ao andar pela rua é possível esbarrar com variados anúncios, um cartaz no poste, por exemplo. E daí surge a oportunidade de contratar o serviço ou não. Já na internet, os potenciais clientes, os que têm interesse no segmento, podem buscar maiores informações sobre a marca. Indagar sobre serviços e produtos. Acompanhar conteúdos úteis e compartilhá-los. 

Sabe o que é isso? Mais informação! E é com informação e trabalho visual que os consumidores são atraídos.

A captação de potenciais clientes é diferenciada quando se faz Marketing Digital. Vale ressaltar que as técnicas precisam ser aplicadas de modo eficaz e especializado. 

Análise de resultados

Imagine se você, como empreendedor digital, pudesse ver os resultados das campanhas feitas online? E ainda acompanhar o comportamento e as opiniões do seu público-alvo diante da sua marca em tempo real… ISSO É POSSÍVEL! Através dos mecanismos da web é factível visualizar a análise de resultados; identificar erros e mudar o necessário.

Além disso, o planejamento pode ser reestruturado para evitar novos empecilhos e gerar resultados positivos. Pense nisso como um feedback, um parâmetro que pode te levar a um novo patamar. Gerenciando melhor os processos e estabelecendo novas metas. 

As estatísticas não são nenhuma bobeira, pelo contrário, representam o divisor de águas para melhorar o desempenho online.

Segmentação do público-alvo

A expressão “público-alvo” é autoexplicativa, não é mesmo? Estamos falando de acerto, de objetivo; do segmento do seu negócio. Você pode gerir um empreendimento voltado para a saúde; ou para a moda, por exemplo. Qual é o seu público-alvo?

Vamos lá! Lembra do exemplo do cartaz mais acima? Pode ser que fique abandonado ao vento, para todo mundo ver. O que inclui pessoas que jamais se interessariam pelo anúncio. Ou seja, como uma publicidade de shampoo em uma viela onde a maioria são homens carecas. É, ficou um pouco engraçado, mas, reflita: Tem chance de retorno? Sim, mas é extremamente mínima.

A segmentação do público-alvo [3] transforma esse cenário, gerando economia e maior acerto. Sem prejuízo de gastar demais e não “ganhar de volta”. Segmentar o público é identificá-lo, compreender suas necessidades e preferências. Visualizar seu comportamento no ambiente digital e saber como atendê-lo da melhor maneira possível.

Com isso, o Marketing Digital facilita a personalização do atendimento, dos conteúdos, das campanhas e etc. Além de sanar os principais questionamentos e dores. Apresentar as melhores soluções. Levar a “publicidade do shampoo” para a viela certa, onde a maioria precisa do produto, por exemplo.

Visibilidade

Para vender, sua marca precisa ser encontrada, conhecida. Se os consumidores desconhecem seus serviços, como irão contratá-los? O Marketing Digital oferece visibilidade para seu negócio, fortalecendo a autoridade da marca.

Para que isso aconteça, é essencial abrir novas “janelas”. Isto é, marcar presença em diversos canais digitais. Como Youtube, Facebook, Instagram, Whatsapp, Blogs, Loja virtual, Linkedin e etc.

Obviamente, não podemos deixar o Google de fora dessa listinha. Quem procura informação, se dirige até os sites de busca. Para figurar no topo do ranqueamento, ou seja, nas primeiras páginas, é importante implementar as técnicas adequadas (o SEO). Só com trabalho específico e competente a visibilidade acontece. Portanto, antes de vender, pense em aparecer!