‘Normalidade será lentamente retomada ao longo do 2° semestre’

31 de março de 2020 Por Redação

 

Publicado às 13h43min

 

‘Normalidade será lentamente retomada ao longo do 2° semestre’

O Finance News entrevistou Homero Guizzo, economista da corretora Guide, sobre os efeitos do impacto da pandemia do novo coronavírus na economia.

O economista afirma que ‘a normalidade será lentamente retomada ao longo do 2º semestre’ deste ano e ressalta que a choque da pandemia sobre a atividade acontecerá principalmente no 2º trimestre de 2020.

Confira:

 

Finance News – A Guide trabalha com uma projeção de quando a economia voltará a funcionar normalmente?

Homero Guizzo – O choque da pandemia sobre a atividade acontecerá principalmente no 2º trimestre. Teremos um impacto sério no 1º trimestre, em virtude das restrições impostas nas maiores cidades na segunda metade de março, mas a maior parte acontecerá no 2º trimestre. Trabalhamos com a hipótese de que a normalidade será lentamente retomada ao longo do 2º semestre, à medida que o Coronavirus se torna uma doença endêmica, as restrições são levantadas e a vida volta ao normal. Será um processo gradual, com início no 3º trimestre, e que não terminará em 2020 ainda.

Finance News – As medidas do governo federal anunciadas até agora são suficientes para reanimar a economia do Brasil?

Homero Guizzo – As medidas não evitarão uma contração do PIB (Produto Interno Bruto). As medidas, principalmente as anunciadas pelo Banco Central, estão na direção correta, mas apenas amortecerão o impacto da pandemia. As medidas de cunho fiscal – como o auxílio a trabalhadores informais – também ajudarão, mas não evitarão um desempenho muito ruim do PIB brasileiro.

Finance News – O que é preciso fazer que ainda não foi feito em termos de estímulos?

Homero Guizzo – Medidas para ampliar a capacidade do BC de dar liquidez ao mercado – como a compra de títulos privados pelo BC. Novas alterações nas regras e alíquotas do compulsório também estão por vir.

Finance News – Qual é a estimativa de vocês para: 

1.número de desempregados até o fim do ano: 

Homero Guizzo – 14 milhões (aproximadamente).

2.do PIB para 2020:

Homero Guizzo – contração de 1,0%.

3.da Selic para o final de 2020:

Homero Guizzo – 3,25%.

Finance News – A Guide trabalha com o cenário de recessão ou depressão econômica?

Homero Guizzo – Trabalhamos com uma contração do PIB que será relativamente curta. A economia tornará a crescer em 2021, ainda que em um ritmo moderado.

Finance News – Essa crise vai gerar outras crises (por exemplo, a de 2008 gerou a crise da dívida soberana na Eurozona)?

Homero Guizzo – Esta crise tem o potencial de gerar outras crises. Se outra crise de fato surgirá, isto depende da resposta dos governos.

Os balanços patrimoniais de diversos setores já estão sendo e continuarão sendo severamente atingidos. Isto pode contaminar a qualidade da carteira dos bancos e, assim, sua capacidade de conceder crédito. Sem uma atuação concertada das políticas fiscal e monetária, seus efeitos podem se estender no tempo, na forma de uma crise de liquidez.

Por falar em política fiscal, os processos de ajuste fiscal ficarão para as calendas e os países que não aproveitaram os anos de crescimento para ajustar suas contas podem começar a se tornar alvos do ceticismo do mercado, o que daria início a uma crise soberana típica.

Leia também:

Dúvidas sobre dólar, Bolsa e investimento em meio à crise?

 

 

 

Whatsapp do Finance News:

Para receber notícias entre no grupo pelo link: https://chat.whatsapp.com/Hb7lGtDCpzsFQkCdB6UE1m