Ibovespa futuro em queda. Inflação acima do esperado e outras notícias

11 de março de 2020 Por Redação

 

Publicado às 9h21min

O Ibovespa futuro (INDJ20 – contrato com vencimento para 15 de abril) abriu em queda. No horário acima caía -2,97% aos 89.885 pontos.

Embora considerado um indicador de como poderá se comportar o mercado, esse índice nem sempre antecipa as informações que vão condicionar o pregão a partir das 10h.

Na Ásia, os principais índices fecharam em queda. Na Europa, as Bolsas têm alta. Os futuros americanos sinalizam abertura em baixa.

O Banco Central britânico cortou a taxa de juros em 0,5 p.p.

Na Eurozona aumentam as expectativas de que o Banco Central Europeu divulgue medidas para impulsionar a economia da região. A Itália, terceira economia da Eurozona, é o país mais afetado pela epidemia.

Na véspera o governo americano anunciou estímulos econômicos mas a falta de clareza do plano frustrou os investidores. O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, propôs medidas para tentar conter os danos causados pela propagação do novo coronavírus. Entre as propostas apresentadas, está o corte de impostos na folha de pagamentos.

Inflação acima do esperado

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de fevereiro teve alta de 0,25%, depois de variar 0,21% em janeiro. Foi o menor resultado para um mês de fevereiro desde 2000, quando o índice foi de 0,13%.

O mercado esperava 0,15%.

No ano, o IPCA acumulou alta de 0,46% e, nos últimos 12 meses, de 4,01%, abaixo dos 4,19% observados nos 12 meses imediatamente anteriores. Em fevereiro de 2019, a taxa havia sido 0,43%.

Empresas que divulgam resultado nesta quarta, 11

BR Distribuidora, Enauta, Alupar, Aliasnce Sonae, SLC, Time For Fun – após o fechamento do mercado.

Notícias corporativas

Movida tem lucro recorde em 2019. No 4T19 lucro sobe 63%

Lucro da Localiza sobe 25,9% no 4T19

Helbor vende torre. Dinheiro vai para quitação de debênture

Petrobras informa sobre o novo plano Petros. Veja os detalhes

CVM orienta empresas a informarem impactos do coronavírus