Governo vai esperar o mercado se acalmar antes de tomar qualquer medida

9 de março de 2020 Por Redação

O vice-presidente da República, Hamilton Mourão

 

Publicado às 15h16min

Em Brasília, o presidente em exercício, Hamilton Mourão, comentou a queda nos preços das ações da estatal e disse que o governo vai esperar o mercado se acalmar antes de tomar qualquer medida.

“Com a questão do petróleo aí, as nossas principais ações que são da Petrobras devem estar tendo uma flutuação bem grande. Vamos aguardar. As bolsas do mundo todo caíram, todas tiverem uma queda significativa. Vamos aguardar esclarecer a situação para depois o governo ver que medida pode ser tomada.”

Já o Ministério de Minas e Energia disse, por meio de nota, que está acompanhando, com atenção, o preço do petróleo. O ministério informou que o Brasil já superou outros choques relacionados aos preços do produto, superando a situação sem “sobressaltos na economia” e que o governo vem se preparando para ter instrumentos adequados “que permitam uma menor variação nos preços de combustíveis sem interferência na liberdade de mercado, respeitando a livre negociação entre os agentes econômicos”

A nota diz ainda que o governo vem estudando mecanismos para evitar um excessivo sobe-e-desce nos preços do petróleo que possam vir a prejudicar a economia, mantendo a responsabilidade fiscal.

De acordo com o ministério, os Investimentos na cadeia de petróleo são altoes e de longo prazo. Variações de curto prazo, não justificariam assim, novas medidas do governo. “Apenas se o preço, de fato, estabelecer-se em novo patamar é que os investimentos poderão ser reavaliados. Portanto, o momento é de monitoramento”, diz a nota.

Informações da Agência Brasil