CVM: ‘não há qualquer discussão envolvendo interrupção de negócios’

21 de março de 2020 Por Redação

 

Publicado às 22h49min

 

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) informou na noite deste sábado, 21, que não há, neste momento, nenhuma discussão relacionada a interrupção de negócios realizados em Bolsa.

O comunicado foi feito após o governo de São Paulo determinar a partir da próxima terça-feira (24), que todos os 645 municípios do estado entrarão em quarentena por causa da Covid-19. Começaram a surgir questionamentos se a B3, com sede em São Paulo, iria parar funcionar.

“Tampouco existe a suposta “pressão” desta autarquia junto à B3 para que as atividades realizadas pela instituição sejam interrompidas”, afirmou a CVM em seu site.

“A CVM esclarece que a B3, como administradora de mercado, é instituição regulada por esta autarquia por meio da Instrução CVM 461. Cabe à B3, nos termos do disposto no art. 110, § 4º, da referida instrução, seguir, também, as recomendações e princípios formulados pelo Comitê sobre Sistemas de Pagamentos e Liquidações (CPSS) e pela Organização Internacional de Comissões de Valores Mobiliários (OICV-IOSCO). Cabe ainda ressaltar que é dever da B3 possuir Planos de Continuidade de Negócios e Contingência para os mais diversos e adversos cenários possíveis. Por sua vez, é papel da CVM atuar para que a regulação e os princípios vigentes sejam observados”, destacou em comunicado.

A CVM informou ainda que comunicações a respeito de assuntos que estejam na esfera de competência da autarquia “estão sendo – e serão sempre – divulgadas pelos canais oficiais e por meio do site institucional. Todas as comunicações no âmbito do tema Coronavírus podem ser acessadas por meio do link: http://www.cvm.gov.br/noticias/index.html?tags=+Coronavirus.