Copel informa sobre revisão do cronograma 

4 de março de 2020 Por Redação

 

Publicado às 21h24min

A Companhia Paranaense de Energia – Copel (CPLE3, CPLE5, CPLE6) informou nesta quarta, 4, após o pregão, que sucessivos eventos de vandalismo, concretizados em derrubadas de torres e furtos de cabos de alumínio em linhas de transmissão já instaladas e comissionadas, em diversos trechos do empreendimento, vêm provocando o deslocamento do cronograma de energização dos empreendimentos outorgados a Mata de Santa Genebra Transmissão S.A., cujas acionistas são Copel Geração e Transmissão S.A. (50,1%) e Furnas Centrais Elétricas S.A. (49,9%). 

“A Copel GeT, na condição de acionista e controladora, tem monitorado o assunto junto à administração da Mata de Santa Genebra Transmissão S.A. e está enviando esforços para solucionar a questão junto aos orgãos competentes, o mais breve possível, além de intensificar a vigilância do empreendimento”, afirmou em comunicado.

Segundo a empresa, a previsão é que a energização dos trechos abaixo descritos ocorrerá escalonadamente a partir desse mês com perspectiva de conclusão até maio de 2020:  LT 500 kV Itatiba – Bateias com 414 Km; LT 500 kV Araraquara 2 – Itatiba com 222 Km; LT 500 kV Araraquara 2 – Fernão Dias, 249 Km, e SE Fernão Dias 500/440kV, 1200 MVA. 

O empreendimento, que totaliza 885 km de linhas de transmissão, já conta com a operação comercial de algumas instalações, as quais correspondem a uma RAP de aproximadamente R$ 12,8 milhões, sendo que a RAP total prevista, proporcional à participação da Copel GeT, será de R$ 122,0 milhões.