Petróleo e minério em alta e outros destaques para esta segunda-feira

20 de janeiro de 2020 Por Redação

 

Bolsas e petróleo (8h16min)

China (Shanghai Comp.): +0,66% (pregão encerrado)

Japão (Nikkei 225): +0,18% (pregão encerrado)

Alemanha (DAX): +0,07%

Londres (FTSE 100): -0,39%

Petróleo Brent: +0,62% (US$ 65,25)

Petróleo WTI: +0,48% (US$ 58,86)

Minério de ferro na China 

Os contratos futuros mais líquidos do minério de ferro negociados na bolsa de Dalian, na China, tiveram alta de +0,53% a 670 iuanes.  

Futuros americanos

Em Wall Street, o Dow Jones futuro operava em leve queda de -0,05% e o S&P 500 futuro de -0,12% às 8h20min.

Feriado nos EUA nesta segunda

Nesta segunda-feira, 20, é feriado nos EUA devido ao dia de Martin Luther King. Com as Bolsas americanas fechadas, pode haver redução da liquidez nos outros mercados, como o Brasil.

Para a semana:

Guedes em Davos

Representante do governo brasileiro no Fórum Econômico Mundial, que reúne líderes, chefes de Estado e empresários em Davos, na Suíça, o ministro da Economia, Paulo Guedes, participará nesta segunda, 20, à noite (horário local) da abertura do evento. De terça-feira (21) a quinta-feira (23), o ministro falará em painéis e terá encontros com presidentes de multinacionais.

O ministro deve destacar no Fórum as reformas implementadas pelo governo federal. A meta é “vender o Brasil” para atrair capital externo não especulativo, afirma a comitiva.

Trump em Davos

Na terça-feira, o presidente americano Donald Trump terá a oportunidade de expor suas opiniões sobre a economia e o comércio dos EUA no Fórum Econômico Mundial de Davos.

Após o acordo comercial com a China, analistas ficam de olho se o republicano vai mirar na Europa como alvo de críticas na área comercial.

Prévia da inflação

Na quinta-feira, 23, às 9h, será apresentado o IPCA-15 de janeiro. Esse índice é considerado uma prévia da inflação oficial do país. O resultado do IPCA-15 sinaliza o rumo da inflação oficial e ajuda nas projeções para os próximos meses.

Viagem de Bolsonaro à Índia

O presidente Jair Bolsonaro viajará para Nova Delhi, na Índia, esta semana. A viagem começa dia 24 e vai até 27 de janeiro. O presidente deve assinar vários acordos ligados ao comércio e a investimentos.

Reuniões do BCE e BOJ

Os bancos centrais da zona do euro (BCE) e do Japão (BOJ) fazem as primeiras reuniões do ano. No caso do BCE o resultado do encontro será divulgado às 9h45min de quinta.

Analistas esperam que não haja alterações na política monetária.

Não deixe ver também:

Estudo gráfico

Assista ao estudo do Ibov, Petr4, Vale3, Brkm5, Ccro3, Hapv3, Rent3, Sula11 e de vários outros papéis

Notícias

Mercado aumenta PIB para este ano

Tim antecipa o pagamento de juros sobre o capital

Petrobras inicia venda de fatia remanescente na TAG