Moody’s eleva ratings da Copasa. Perspectiva é alterada para estável

26 de janeiro de 2020 Por Redação

Publicado às 20h05min

A agência de classificação de risco Moody’s, uma das principais do mundo, elevou os ratings corporativo (CFR, em inglês) e de dívida sênior sem garantia atribuídos à Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa – CSMG3) para Ba2 de Ba3 na escala global, e para Aa3.br de A1.br na escala nacional brasileira. A perspectiva dos ratings foi alterada para estável, de positiva. 

Ao mesmo tempo, a Moody’s elevou a avaliação de perfil de risco de crédito individual (BCA, em inglês) para ba2 de ba3. 

A informação foi divulgada pela empresa na noite da última sexta, 26.

Segundo a agência, a elevação do rating foi impulsionada pelo sólido desempenho operacional que levou à manutenção de métricas de crédito fortes – como ilustrado por indicadores-chave como cobertura de juros com caixa gerado nas operações (FFO) de 6,4x e FFO sobre Dívida superior a 37% nos últimos doze meses encerrados em setembro de 2019 — e um perfil de liquidez sólido. 

“O desempenho operacional da Copasa é determinado, principalmente, pelos aumentos tarifários sucessivos recebidos por conta da primeira revisão tarifária da companhia em 2016 e 2017, bem como por ganhos de eficiência que contribuíram para os aumentos tarifários de 4,31% e 8,4% concedidos pelo regulador em junho de 2018 e junho de 2019, respectivamente”, afirmou a agência. 

A Moody’s considerou que os ajustes tarifários de 2018 e 2019 foram em linha com os parâmetros estabelecidos durante o processo de revisão tarifária, o que dá suporte à visão da agência de uma evidência contínua de um quadro regulatório previsível sob o qual a Copasa opera. “No entanto, observamos o histórico relativamente curto do mecanismo tarifário dado que a companhia ainda está na metade do seu primeiro ciclo tarifário (2017-2021)”, afirmou a Moody’s.