Ibovespa futuro opera em queda nesta segunda-feira

6 de janeiro de 2020 Por Redação

 

Publicado às 9h33min

O Ibovespa futuro (INDG20 – contrato com vencimento para 12 de fevereiro/2020) abriu em queda. No horário acima caía -0,84% aos 117.345 pontos. 

A segunda-feira é marcada pelo aversão ao risco em âmbito global em meio à tensão no Oriente Médio. As Bolsas na Europa operam em baixa e os futuros americanos indicam uma sessão negativa.

Embora considerado um indicador de como poderá se comportar o mercado, esse índice nem sempre antecipa as informações que vão condicionar o pregão a partir das 10h.

Futuros americanos

Em Wall Street, o Dow Jones futuro operava em queda de -0,53% e o S&P 500 futuro de -0,50% às 9h23min.

Petróleo e minério de ferro 

O Petróleo tipo Brent tinha alta de +1,31% (US$ 69,50).

Os contratos futuros mais líquidos do minério de ferro negociados na bolsa de Dalian, na China, fecharam em alta de +0,75% cotados em 668 iuanes. 

Tensão Irã x EUA

No radar dos investidores, traders e analistas está o aumento da tensão entre Estados Unidos e Irã após o ataque americano que matou uma das mais importantes autoridades militares do país do Oriente Médio.

A crise provocou o aumento do preço do barril de petróleo.

O Parlamento do Iraque pediu ao governo que encerre as atividades de tropas estrangeiras no país, o que para analistas é uma vitória estratégica do Irã. 

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse no fim de semana, por meio de sua conta no Twitter, que se o Irã cumprir a ameaça de vingar a morte do general Qassem Soleimani, a resposta militar será “rápida e forte”, contra 52 alvos iranianos. Trump também afirmou que pode revidar “talvez de forma desproporcional” se algum americano for atingido pelo país persa.

Teerã disse que o nível de enriquecimento de urânio no país não terá mais limites. Dessa forma o país encerra o compromisso com acordo nuclear de 2015. 

Setor de serviços na China continua a se expandir

A atividade no setor de serviços continuou a se expandir na China, embora em um ritmo menor. 

O Índice de Atividade de Negócios de Serviços, elaborado pelo grupo de mídia Caixin, caiu a 52,5. Em dezembro ficou em 53,5. 

Um número acima de 50 indica uma expansão da atividade, enquanto uma figura abaixo indica uma contração.

Também neste domingo o Banco Central da China disse que manterá a política monetária prudente, flexível e apropriada e continuará a aprofundar as reformas financeiras. 

Atenção: novas empresas na carteira do Ibovespa

Novas empresas estarão na carteira teórica do índice Bovespa a partir desta segunda, 6 de janeiro. 

A prévia do Ibovespa registrou a entrada de Carrefour ON (CRFB3), Hapvida ON (HAPV3), SulAmérica UNT (SULA11), Cia Hering ON (HGTX3), Totvs (TOTS3), totalizando 73 ativos de 70 empresas.

Os cinco ativos que apresentaram o maior peso na composição do índice foram: Itauunibanco PN (8,610%), Vale ON (8,248%), Bradesco PN (6,865%), Petrobras PN (6,684%), e Petrobras ON (4,282%).

Para ficar de olho na semana

Produção industrial

Na quinta às 9h, o IBGE divulga os dados da Produção Industrial de novembro.

Inflação oficial

Na sexta, 10, vai ser apresentado o IPCA, índice oficial de inflação, de dezembro. É às 9h.

Emprego nos EUA

Nos Estados Unidos, o grande destaque na agenda é o relatório de emprego de dezembro. O chamado Payroll vai ser divulgado na na sexta-feira às 10h30min. Esse relatório é importante porque é levado em consideração pelo Banco Central americano na formulação da política de juros.

Notícia em destaque

BNDES convida Bancos para potencial venda de até a totalidade das ações ON que detém na Petrobras

Notícias

Notícia da Dommo, IRB, Petrobras e da Hapvida

Petrobras venderá o restante de participação na BR Distribuidora, diz jornalista

Petrobras diz que ‘decidirá’ oportunamente sobre os próximos ajustes nos preços

Agenda da semana

Na agenda: tensão EUA x Irã, empregos nos EUA e inflação no Brasil

Estudo gráfico

Estudo gráfico do Ibovespa, Petr4, Vale3, Cogn3, Csna3, Mglu3, Bidi11 e Hgtx3