Ibovespa futuro abre em queda nesta terça-feira

21 de janeiro de 2020 Por Redação

 

Atualizado às 9h12min

O Ibovespa futuro (INDG20 – contrato com vencimento para 12 de fevereiro/2020) abriu em queda nesta terça-feira. No horário acima caía -0,62% aos 118.365 pontos.

Embora considerado um indicador de como poderá se comportar o mercado, esse índice nem sempre antecipa as informações que vão condicionar o pregão a partir das 10h.

Futuros americanos

Em Wall Street, o Dow Jones futuro operava em queda de -0,15% e o S&P 500 futuro de -0,29% às 9h12min.

Bolsas em queda

A sessão desta terça-feira é marcada pela queda dos principais índices acionários na Ásia e na Europa.

Na Ásia, o destaque foi o rebaixamento da nota de crédito de Hong Kong, um dos seus principais mercados, pela agência de classificação de risco Moody’s.

A nova cepa do coronavírus também é motivo de preocupação. Centenas de milhões de pessoas na China se preparam para viajar durante o feriado do ano-novo lunar chinês, que começa nesta sexta-feira, o que aumenta o risco de contágio. A China registra centenas de casos e quatro mortes. Há casos também no Japão, Taiwan e na Coreia do Sul.

Trump em Davos

Na terça-feira, o presidente americano Donald Trump terá a oportunidade de expor suas opiniões sobre a economia e o comércio dos EUA no Fórum Econômico Mundial de Davos.

Após o acordo comercial com a China, analistas ficam de olho se o republicano vai mirar na Europa como alvo de críticas na área comercial.

Também nesta terça, o Senado dos Estados Unidos começa a julgar se o presidente Trump será ou não afastado de seu cargo, após a aprovação do impeachment pela Câmara dos Deputados, em dezembro do ano passado.

Petróleo e minério de ferro

O petróleo tipo Brent caía -1,58% (US$ 64,17).

Os contratos futuros mais líquidos do minério de ferro negociados na bolsa de Dalian, na China, tiveram leve alta de +0,07%, cotados em 671 iuanes.

Notícias

BC autoriza Banco Inter a comprar 70% de controladora da DLM Invista

Even: lançamentos sobem 25,1% no 4T19

Confira a prévia operacional da Cia. Hering

Recompra da MDias, notícia da Taesa, Renova, Irani e da Positivo

Veja a análise do Ibov, Petr4, Vale3, Caml3, Csna3 e Mglu3

Brasil passou para quarto destino de investimentos no mundo em 2019