Ibovespa fecha em queda de -3,29% em sessão marcada por aumento da aversão ao risco

27 de janeiro de 2020 Por Redação

 

Publicado às 18h20min

Ibovespa

O Ibovespa teve forte queda de -3,29% e fechou em 114.481 pontos. O índice seguiu a onda de aversão ao risco nos mercados globais com os efeitos do coronavírus.

As ações de mineradoras e siderúrgicas estiveram entre as que mais desvalorizaram com a propagação da doença pela China, onde começou o surto. O país asiático é o principal mercado do minério da Vale e grande consumidor de aço.

Os principais índices acionários da Europa fecharam em queda e nos EUA as Bolsas caíram mais de 1%.

Os mercados precificam os impactos do coronavírus na economia global. Já são mais de 2 mil casos na China e 81 mortes confirmadas. Ao menos 12 países tiveram casos confirmados de infecção por coronavírus. Segundo as autoridades chinesas, o vírus pode se espalhar antes mesmo do aparecimento de sintomas.

O índice japonês Nikkei teve maior queda diária em 5 meses. Na China, com o feriado do ano novo lunar, as Bolsas só voltam a funcionar na sexta, 31. O gabinete da China anunciou que estenderá o feriado até 2 de fevereiro para fortalecer a prevenção e o controle contra o surto.

Dólar

Em meio ao aumento da aversão a risco o dólar subiu +0,60%, a R$ 4,2092. Na máxima do dia, chegou a R$ 4,2313. É o maior patamar de fechamento desde 2 de dezembro.

Maiores altas do Ibovespa

Maiores quedas do Ibovespa