Papéis da Oi caem com ação da PF, cautela no Ibovespa e outros destaques

10 de dezembro de 2019 Por Redação

 

Atualizado às 10h53min

O Ibovespa operava em leve queda às 10h53min de -0,02% aos 110.956 pontos.

Sessão de cautela

A terça é marcada pela cautela em âmbito internacional. Os investidores seguem atentos às negociações entre Estados Unidos e China para um possível acordo comercial, enquanto esperam também as reuniões do Copom e do Fomc (Comitê do Banco Central americano que decide sobre os juros).

Dólar

O dólar tinha leve queda de -0,03% cotado em R$ 4,1417.

Papéis da Oi em queda

As ações da Oi (OIBR3, OIBR4) operam em queda nesta terça.

A Polícia Federal cumpre 47 mandados de busca e apreensão na 69ªfase da Operação Lava Jato. A companhia Oi é um dos alvos.

Segundo o site G1, a PF investiga repasses do grupo Oi/Telemar para uma empresa de Fábio Luis Lula da Silva, um dos filhos do ex-presidente Lula.

Ainda de acordo com o site, a ação foi batizada de Mapa da Mina e é um desdobramento da 24ª etapa da Lava Jato, em que o ex-presidente foi levado a depor. Na ocasião, a defesa negou envolvimento em irregularidades.

Segundo o Ministério Público Federal (MPF), são apurados repasses financeiros suspeitos do grupo Oi/Telemar em favor de empresas do grupo Gamecorp/Gol, controladas por Fábio Luis Lula da Silva, Fernando Bittar, Kalil Bittar e Jonas Suassuna.

Vivo

Os papéis da Vivo (VIVT4) também tinham queda com a operação da PF.

Vale

As ações da Vale (VALE3) reduziram um pouco as perdas em relação ao começo do pregão. A leve baixa dos papéis ocorre mesmo com os contratos futuros mais líquidos do minério de ferro negociados na bolsa de Dalian, na China, fechando em forte alta. Subiram +3,2%, cotados a 662 iuanes. É o maior nível em mais de quatro meses.

JBS

As ações da JBS (JBSS3) estavam entre as maiores quedas do Ibovespa.

A baixa ocorre em meio a notícia de que o Ministério Público Federal protocolou ação civil pública por improbidade administrativa contra 14 pessoas e as empresas JBS e J&F Investimentos por fraudes no sistema BNDES/BNDESpar para favorecer o grupo e facilitar o processo de internacionalização da empresa.

Copom realiza última reunião do ano

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) iniciou nesta terça, 10, a última reunião deste ano para definir a taxa básica de juros da economia (Selic), atualmente em 5% ao ano.

A reunião termina na quarta, 11, no fim da tarde, quando será divulgada a nova taxa Selic.

A expectativa é de uma nova redução da Selic em 0,5 ponto percentual para 4,5% ao ano.

Leia também:

Bradesco propõe juros sobre o capital complementar. Veja o valor

São Martinho anuncia o pagamento de juros sobre o capital

Petro Rio divulga dados operacionais de novembro

JCP da Itaúsa, notícia do BMG, Vale, Ferbasa e da BR Properties

Petrobras conclui a venda de 34 campos terrestres no Rio Grande do Norte

Comunicado do fundador:

O desafio de vencer um câncer